Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

PREFEITO DE SANTANA É CANDIDATO À UPB

O prefeito de Santana, município no oeste da Bahia, Marco Cardoso, reeleito com mais de 65% da votação, vantagem nunca registrada no município, anunciou que pretende disputar a presidência da União dos Prefeitos da Bahia, UPB, em pleito que deverá ser realizado em 2021. A UPB é uma entidade que orienta e presta serviços aos prefeitos de todo o estado. Marcão, como é conhecido, é presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde da Bacia do Rio Corrente, era integrante da atual diretoria da UPB, afastou-se para trabalhar na sua reeleição. O atual presidente da UPB, Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa, desde 2012, fez sucessor nesta eleição, com ampla maioria, deverá apoiar o prefeito de Santana. Marcão é do PP, partido comandado pelo vice governador da Bahia, João Leão, com quem Marcão tem bastante aproximação.

Desde que Marcão assumiu, pela primeira vez a prefeitura de Santana, em 2004, reeleito em 2008, não perdeu em nenhum pleito; fez sucessor em 2012, quando indicou o nome do então seu vice-prefeito, Dr. Wilson Neves, voltou em 2016 e obteve boa votação para comandar o município. Nesta administração, 2016/2020, o prefeito de Santana, que é elogiada até por opositores, recuperou o hospital Dr. Francisco Flores, reconstruiu o mercado da cidade, asfaltou vários trechos da cidade, recuperou e construiu jardins e áreas de lazer, recuperou e mantém assistência às estradas para o distrito de Porto Novo e para vários locais do município. Em Porto Novo, será construído um balneário e certamente haverá grande impacto no turismo, considerando o curso do rio Corrente. A principal obra de Marcão situa-se na criação de empregos nas zonas rurais; criou a Cooperativa de Apicultores do Oeste da Bahia, iniciou a atividade da psicultura no município, através da presença da Bahia Pesca, quando era chefe de gabinete da diretoria, com palestras e orientações para a pesca, focado em Porto Novo, distrito banhado pelo rio Corrente. Nesta atividade foram criados muitos empregos. 

Em momento que se questiona a proteção ao ambiente, a Prefeitura de Santana, na administração de Marcão, obteve o primeiro "Prêmio Prefeitura Parceira da Agricultura Familiar do Governo do Estado" e recebeu uma retroescavadeira pela classificação. Outra área que o prefeito tem mostrado trabalho e organização é na educação municipal. A proximidade do prefeito com o governador Rui Costa tem-lhe ajudado na administração do município.       

Um comentário:

  1. Depois de ser eleito para o quarto mandato, me sinto preparado para assumir a direção da UPB com o compromisso de defender os interesses dos municípios. Espero contar com o apoio do atual presidente Eures e dos prefeitos da Bahia eleitos e reeleitos.
    Agradeço a matéria publicada nesse espaço sintetizando, com propriedade, minha vida pública.

    ResponderExcluir