Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: NAURU (XCIV)

Nauru, país insular, não possui capital oficial, mas a administração fica na maior cidade da ilha, Yaren;  o país situa-se na Oceania, compreendendo área de 21 quilômetros quadrados e população de 10.571 habitantes. Nauru é uma ilha, tendo a ilha de Banaba, no Kiribati, como mais próxima, 300 quilômetros a leste. A independência de Nauru deu-se em 1968. O Parlamento é composto de dezoito membros eleitos de três em três anos, que elege o presidente do país. O presidente é o chefe de estado e de governo. Nauru não tem forças armadas, mas possui uma força policial. A divisão administrativa de Nauru comporta 14 distritos.    

O idioma oficial do país é o nauruano, mas o inglês é falado no comércio e na administração pública. A religião predominante é o cristianismo, dividido entre protestantes, 66% e católicos, 34%.

Na economia destacava-se pela riqueza em rocha fosfática. Com a queda da maior renda do país, o governo de Nauru obtém rendimento, desde 2001, através do apoio do governo australiano, que trocou pela instalação de um centro de detenção para pessoas que procuram asilo na Austrália. O país tem dificuldade para o abastecimento de água doce, daí porque dependem de uso de tanques para recoletar a água, além de um dessalinizadora. 

A partir deste mês, Nauru passou a ler nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário