Pesquisar este blog

domingo, 1 de novembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: LITUÂNIA (XC)

A Lituânia, cuja capital é Vilnius, situa-se na Europa. Limita-se ao norte com a Letônia, ao sul e leste com a Bielorrússia, ao sul com a Polônia, ao sul e oeste com encravamento russo de Kaliningrado, ao oeste com o mar Báltico. Juntando com a Estônia e Letônia formam os países bálticos. Possui 3.286.547 habitantes em área territorial de 65.200 quilômetros quadrados. Depois de declaração de independência e sucessivas invasões pelo império russo-prussiana, russa e outras conseguiu afinal a restauração da independência em março/1990, depois de permanecer sobre o jogo russo desde 1944. O país é dividido em 10 condados.

A Constituição é datada de 1992. Trata-se de uma democracia parlamentar, na qual o presidente representa o estado e é eleito para mandato de 5 anos, cabendo-lhe nomear o primeiro-ministro. O legislativo é unicameral e comporta 141 membros, eleitos para mandato de 4 anos.  

O idioma oficial é o lituano, apesar de boa parte dos lituanos falar o russo. A religião que predomina é o cristianismo, 87,5%, dos quais 77,0% de católicos.  

Na economia, produz beterraba, cereais; na pecuária: bovinos, suínos e aves; na mineração, calcário e argila; na indústria, setor alimentício, têxtil, refinaria de petróleo, químico e de vestuário.

A Lituânia lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário