Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de julho de 2020

JUÍZES DESMENTEM PROCURADOR ARAS

Aras em cruzada contra Lava-Jato
O Procurador-geral da República, Augusto Aras, em live com um grupo de advogados petistas, continuou atacando a Lava Jato. Aras assegurou que a “República não combina com heróis" e afirmou ser a hora para “corrigir rumos para que o lavajatismo não perdure. O Procurador está promovendo verdadeira operação em Curitiba para frear a movimentação dos procuradores independentes no trabalho iniciado há cinco anos e que agora recebe duro golpe, exatamente de quem deveria prestigiar o combate à corrupção.

A Associação Paranaense dos Juízes Federais publicou Nota, repudiando as declarações do Procurador-geral da República Augusto Aras. Em certo trecho diz a Nota: "A Lava Jato foi a maior operação anticorrupção que o Brasil já teve, desmantelou inúmeros esquemas criminosos de desvios de recursos públicos e, pela primeira vez na história do país, empresários e políticos de alto escalão foram presos.

Seriam esses os rumos a serem ser corrigidos?" 
Os magistrados afirmam que “a grande maioria das decisões proferidas na Operação Lava Jato vem sendo confirmada em todas as instâncias". Adiante diz a Nota: "O que causa espanto neste caso é que o Procurador-Geral da República, autoridade que deveria justamente preservar a operação, sem a análise completa dos dados que ainda estão sendo coletados nos sistemas da lava-jato, emita um pré-julgamento de falta de transparência, quando todos os processos são públicos, que os dados colhidos possam ser utilizados para chantagear pessoas, sem qualquer fundamento, ou de que a operação tenha viés punitivista, quando a grande maioria das condenações foram confirmadas".

Na Nota, os magistrados dizem que não há "como fortalecer o combate à corrupção destruindo a maior operação anti-corrupção do país que condenou mais de 165 corruptos (em 1ª e 2ª instância) e recuperou mais de 4 bilhões de reais desviados dos cofres públicos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário