Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de junho de 2020

TRUMP BUSCA CULPADOS PARA SEUS ESCORREGÕES

O presidente Donald Trump encontrou o Brasil e a China como aconchego para suas peripécias na busca de renovação de seu mandato no próximo mês de novembro. Para diminuir sua responsabilidade pela morte de quase 60 mil americanos, busca acusar a China de responsável pela disseminação do vírus; para desvincular-se da baixa popularidade e do conceito nos Estados Unidos do presidente brasileiro, passou a noticiar dificuldades que o país atravessa com o crescimento das mortes e infectados pelo vírus, sem perceber que o desastre maior é exatamente no país que governa.

Na verdade, o estrago continua sendo bastante grande nos Estados Unidos e não se acredita que o Brasil, com toda a ineficiência governamental alcance os 150 mil mortos pelo coronavírus, de conformidade com sucessivas manifestações do presidente americano; Trump naturalmente torce por esse horror no governo de Bolsonaro, fato que reforça sua política de desvinculação com os desacertos de seu colega no Brasil.

Remeteu para seu amigo, presidente Jair Bolsonaro, dois milhões de doses de hidroxicloroquina, que os hospitais americanos não estavam mais usando. Mesmo que se considere a diferença de habitantes, no Brasil foram registrados 85 mil casos e 6 mil mortes, números bem distantes do que ocorre nos Estados Unidos. Trump procura esconder sua situação, quando fala da Suécia, do Brasil, da China e de outros países, acerca do Covid-19.

O nacionalismo exacerbado do presidente americano ainda não foi percebido pelo presidente Jair Bolsonaro; o instinto vingativo e cruel de Trump não é considerado pelo colega brasileiro que só recebe pancadas, a exemplo da repatriação de centenas de brasileiros, da suspensão de voos do Brasil para os Estados Unidos e das constantes entrevistas, narrando o pandemônio que atravessa o Brasil, mas sem semelhança com os Estados Unidos que além da pandemia enfrenta as manifestações do povo americano face à violência policial praticada contra os negros. 

O chefe do governo brasileiro aproxima-se cada dia mais da Casa Branca sem perceber que Trump só quer obter vantagens. Mas o presidente Bolsonaro segue cegamente os passos do egoísticos do presidente americano. Trump afastou-se da Organização Mundial de Saúde, acusando a entidade de ser “um fantoche da China", além de responsabilizá-la pela pandemia da Covid-19. E mais, diplomatas americanos pressionaram a OMS para ter acesso primeiro às vacinas; pois não é que também Bolsonaro está ameaçando deixar a OMS! 

Qual o fundamento para o presidente brasileiro deixar a OMS? Solidariedade a Trump?

Salvador, 08 de junho de 2020.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário