Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de março de 2018

SITUAÇÃO CONFUSA NA ITÁLIA

Aproximadamente 50 milhões de italianos escolheram ontem os 630 deputados e 315 senadores do país. As pesquisas apontam que o Movimento 5 Estrelas, que não se coligou com nenhum partido, deverá obter, segundo as pesquisas de boca de urna, entre 29,5% a 32,5%, mas sem maioria para formar o governo. A coligação liderada pelo Força Itália de Silvio Berlusconi, de extrema direita, terá entre 35% e 36,0%. 

A Itália luta para ultrapassar a crise econômica que atravessa, mas a crise política pode ser instaurada a partir de amanhã com o resultado das eleições de ontem. O Movimento Cinco Estrelas, criado, em 2009, pelo comediante Beppe Grillo, liderado ultimamente por Luigi di Mario, jovem de 31 anos, tornou-se o partido mais votado. 

O Força Itália, movimento criado por Silvio Berlusconi, fechou coligação com os radicais de direita, Liga do Norte, não deverá conseguir maioria suficiente para governar. Beslusconi não poderá governar, porque condenado em 2013 por fraude fiscal, mas escolheu António Tajani, atual presidente do Parlamento europeu, para chefiar o próximo governo da Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário