Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de março de 2018

AS CIDADES SUBTERRÂNEAS E O BALÃO

Corredor na Cidade Subterrânea

Capadocia é denominação de uma região, constituída de várias cidades, localizada bem no meio da Turquia; a formação geológica da área, originada da erosão de vulcões, tornou-se rico patrimônio histórico e cultural; o surpreendente, nessa região, são as cidades subterrâneas, qualificadas como a oitava maravilha do mundo, no interior das quais existiam habitações, igrejas, escolas, estábulos, poços de água, prensas para vinho e para o azeite, cozinhas, banheiros, quartos, câmaras para armazenagem de mantimentos, preparação de comida e enorme tubulação, as chaminés de ventilação, que atravessa todos os andares da cidade, escavadas nas rochas.
 
É o único lugar no mundo, onde se encontram 37 cidades subterrâneas catalogadas, número que pode alcançar 200, ainda não exploradas. É algo como as catacumbas, em Roma, em dose gigantesca, pois essas cidades serviam para acomodar a residência de 20 mil ou mais pessoas e eram localizadas entre as lavas e topos das montanhas vulcânicas. 

São 20 níveis subterrâneos, abaixo do nível do solo, que eram usados como esconderijo e residência dos perseguidos, a exemplo, dos cristãos que se protegiam e sobreviviam, contra agressões e para evitar as condições climáticas com invernos bastante frio e com neve; com verões muito quentes e secos. Essas cidades submersas tinham isolamento total com o exterior, através de pesadas pedras, que fechavam as entradas aos túneis, pelo lado de dentro, impedindo qualquer invasão. Essas pedras, que serviam de portas, medem entre 1 e 1,5 metros de altura por 50 centímetros de espessura e o peso de 500 quilos. 

Descemos quatro dos nove andares na cidade subterrânea de “Kaymakli Undergound City,” nas proximidades de Göreme e Navsehir, na Turquia. Ao descer visualizamos a igreja com altar, no 2º piso, além de plataforma para assentos; conhecemos os quartos e todas as dependências dos quatro andares. O 3º andar é reservado para armazéns, adegas, cozinhas; no 4º andar encontravam-se também armazéns e os tubos de ventilação, que controlam a temperatura para impedir muito frio ou muito calor. 

As passagens de um andar para o outro são bastante estreitas e íngremes que reclamam abaixar para andar; as casas estão em quase 100 túneis da cidade, além de caves, armazens e estábulos. 

A paisagem da região contou com o trabalho do homem, transformando o que a natureza deixou e escavando rochas, para suas habitações.

Funcionários inflando o balão
Além das cidades subterrâneas, a Capadócia oferece o fantástico passeio de balão sobre os vales e morros, durante 300 dias por ano, porquanto o tempo não permite a “decolagem” em certos períodos. São autorizados os voos, ao mesmo tempo, de um máximo de 150 balões, com 20 passageiros cada, divididos em quatro por cada setor do cesto, e o passeio dura em torno de uma hora. 

A "decolagem"
O show dos balões
Por volta das 5.00 hs da manhã, os turistas são buscados nos hotéis e conduzidos para o local do “levantamento do voo”. Enquanto os funcionários inflam o balão com ar quente, é servido um café e chá com bolachas; em seguida, todos são convocados para entrar no cesto do balão, e, quase sem se perceber, o artefato começa a “voar”; nada se sente com sua movimentação, pois ele permanece quase estático, sem nenhum tremor nem solavanco, alcançando a altura de 1 mil metros; nosso voo não passou de 400 metros; a visão é panorâmica, em áreas geologicamente exóticas e muito bonitas; no giro, há momentos nos quais se fica bem próximo das rochas, dentro dos vales.

                             Göreme, fevereiro de 2018. 

Antonio Pessoa Cardoso 

Pessoa Cardoso Advogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário