Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de março de 2018

ITÁLIA: NECESSÁRIO ENTENDIMENTO PARA FORMAR GOVERNO

Depois das eleições do domingo, sem que nenhum partido tenha obtido maioria de 40%, o presidente Sergio Mattarella deverá decidir sobre quem tomará os primeiros passos para a formação do próximo governo. Mattarella poderá servir-se da coalizão de centro direita, liderada por Sílvio Berlusconi, ou encarregar o Cinco Estrelas, individualmente o partido que obteve maior número de votos. A última opção para Mattarella é convocar novas eleições. 

O Partido Democrata obteve 23,2% dos votos para a Câmara dos Deputados e 23,16% para o Senado. Matteo Renzi demitiu-se da liderança do partido depois do péssimo resultado obtido para a agremiação. 

O líder do Movimento Cinco Estrelas, Luigi di Maio, comemorou o resultado “histórico” para seu partido, que conseguiu 31,79% dos votos para o Senado e 32,20% para a Câmara dos Deputados. 

A coligação conservadora, formada pela Força Itália, liderada por Sílvio Berlusconi, Liga Norte, e Irmãos da Itália, saiu vencedora com 36,99% para a Câmara e 37,46% para o Senado, sem, entretanto alcançar a maioria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário