Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de novembro de 2016

AMERICANOS QUEREM ACABAR COM COLEGIO ELEITORAL

Mais recentemente a eleição de Donald Trump, e a de George W. Bush, em 2002, pelo Colégio Eleitoral, contrariou a votação popular que assegurava a vitória de Al Gore, democrata, e de Hillary Clinton, também democrata. Esta situação reascendeu nos americanos a vontade de alterar o sistema eleitoral para conferir aos eleitores o poder de escolher seus governantes. 

Uma petição liderada pelo site Change.org, conta com mais de 3,5 milhões de assinaturas de cidadãos americanos que pedem que o colégio eleitoral, que se reunirá no dia 19 de dezembro, eleja Hillary e não Trump. A revista "Isto É" diz que tecnicamente isso é possível, mas são poucas as chances de acontecer. Se os grandes eleitores posicionarem por eleger Hillary, eles terão de pagar pequena multa, asseguram os promotores da petição que afirmam que Trump é incapaz para governar o país. 

O Colégio Eleitoral é preceito inserido na Constituição Americana de 1787 e assim foi feito porque os “founding Fathers of The United States” – os pais fundadores dos Estados Unidos da América – entenderam que o cidadão comum não tinha conhecimentos suficientes para tomar decisão tão importante. Por isso, a escolha do presidente dos Estados Unidos deveria ser através de pessoas educadas. De qualquer forma, é bastante dificil passar uma Emenda Constitucional para alterar o que foi decidido em 1787.

Nenhum comentário:

Postar um comentário