Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

LULA AINDA TEM PROCESSOS EM TRAMITAÇÃO

Apesar de decisões favoráveis ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, sua situação não se mostra confortável, com o arquivamento do caso do sítio de Atibaia, no qual ele foi condenado a 17 anos e um mês de prisão; o ex-presidente não pode considerar inocente, porque arquivou-se o feito, porque o Ministério Público não reforçou as provas, face a nulidade daquelas que foram apresentadas ao ex-juiz Sérgio Moro. Por outro lado, o ministro Gilmar Mendes ampliou o alcance da decisão sobre o sítio de Atibaia para o feito da doação de um imóvel para o Instituto Lula. 

O ex-presidente responde a outras ações que, atualmente, tramitam no Distrito Federal: 

O processo da Operação Zelote, na 10ª Vara Criminal de Brasília, referente a aquisição de caças suecos Gripen para a Aeronáutica, tendo Lula atuado no tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa, porque participou de negociações irregulares, segundo a Procuradoria. Este processo já estava pronto para interrogatório e sentença, mas a chicanagem dos advogados de Lula levantaram suspeita dos procuradores da República, motivando a suspensão do interrogatório. 

Outro processo, que tramita na 2ª Vara Federal de São Paulo, Lula é acusado de lavagem de dinheiro no Instituto Lula, face a doação da Odebrecht, em 2011, junto ao presidente da Guiné Equatorial, para que a construtora. ARG fosse escolhido para construir estrada no país.  

O processo da Operação Janus, também na 10ª Vara Federal de Brasília, no qual Lula é acusado de atuar como lobista para ampliar linha de crédito do BNDES, em Angola favorecendo a Odebrecht. A acusação é resultado de delação de executivos da Odebrecht. Lula é acusado de ter recebido R$ 64 milhões, em 2010, para prática de crime de corrupção, para favorecer Angola. Falta o interrogatório de Lula e as alegações finais para conclusão do processo.  

Lula pode ser réu em outros processos no Distrito Federal: doação da Odebrecht ao instituto Lula e outra doação para compra do terreno em São Bernardo do Campo/SP, que não foram sentenciados. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário