Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

A CORRUPÇÃO E O CORONAVÍRUS

Há muitas diferenças entre a corrupção e a pandemia do coronavírus, mas a dessemelhança acentuada situa-se no tempo que uma e outra incomoda o nosso povo; outra distinção de fácil constatação está nas pessoas que são acometidas deste mal que perdura por séculos entre nós; uma é da natureza, outra é da vontade humana. Quase sempre, o corrupto é um cidadão de posses, de paletó e gravata, com curso superior e outras extensões; enquanto os pobres, os que não usam paletó nem gravata, que não conseguiram um diploma, em sua maioria, não são acometidos deste câncer que diminui o país entre as nações desenvolvidas e destrói muitas vidas. Ao invés, sofrem pela ação deletéria dos corruptos, pois o que eles retiram, certamente, poderia ser destinado às pessoas que necessitam de amparo. Os corruptos preferem a árvore do governo ou da empresa pública de onde não há limite para o roubo.    

A corrupção ancorou em nosso meio, através dos nossos antepassados, há muitos séculos; não há remédio, nem vacina capaz de curar a doença. A aplicação pela Justiça de certos corretivos pode acentuar ainda mais a doença e provocar a transferência do mal para filhos e parentes. Bem verdade, que, ultimamente, no Brasil, foi usada uma vacina que sempre esteve entre nós, mas pouco acionada. Este remédio pode ter desencorajado algumas pessoas que estavam no caminho da corrupção; pararam, pensaram e desistiram. Perceberam o resultado de  alguns amigos, parentes, detrás das grades. Todavia, nem todos esmoreceram, pois a maior parte continua dilapidando o patrimônio público, e, em consequência, empobrecendo ainda mais os desventurados. 

A pandemia do coronavírus é recente e justa pois ataca, com a mesma fúria a ricos e pobre; todavia, a corrupção enraizou-se nela, forçou os governantes a liberar recursos para combater a doença e os corruptos aproveitam deste cenário para desviar valores bastante altos para seus bolsos, tornando-se mais ricos e causando o empobrecimento e a morte de muita gente. Os escândalos sucedem-se em todos os níveis, aproveitando-se do quadro desolador deixado pelo coronavírus. É constrangedora esta situação, porém a corrupção fala mais alto e consegue desmantelar todos os obstáculos para auferir vantagens imorais, retirando direitos de quem necessita. Infelizmente, é um mau sistêmico e ainda não se descobriu vacina para acabar com os corruptos, diferente da Covid-19 que, no Brasil, ainda vai demorar, mas em outros países, inclusive da América Latina já se aplica o medicamento para acabar com a doença. Contra a corrupção não.            

Salvador, 23 de dezembro de 2020.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados

Nenhum comentário:

Postar um comentário