Pesquisar este blog

sábado, 4 de janeiro de 2020

TRUMP ATACA O IRÃ

Os americanos localizaram o general e líder iraniano, Oassim Suleimani, no aeroporto de Bagdá, na madrugada de ontem, 3/1, e com um drone, dispararam suas armas mortíferas e precisas, matando-o e mais um líder da milícia iraquiana, o porta-voz do grupo e mais duas pessoas não identificadas além de diversos feridos. O ministro das Relações Exteriores do Iran, Jayad Zarif, no Twitter escreveu: “O ato dos EUA de terrorismo internacional, localizando e assassinando o general Soleimani – a força mais efetiva no combate ao Daesh (Estado Islâmico), Al Nusrah, Al Quaede e outros – é extremamente perigoso e tolo”. 

Oassim, de 62 anos, era considerado o líder militar principal do país e mais poderoso no Irã, atrás apenas do aiatolá Ali Khamenei e na frente do presidente Hassan Rowhani, que prometeu vingança contra os americanos. Ele era cogitado para assumir o comando do país no futuro. 

Trump, que não comunicou nem consultou o Congresso americano, diz que a ação foi resposta ao governo de Teerã que matou um funcionário terceirizado do Exercito Americano, no dia 27/12, além de ter invadido a embaixada americana em Bagdá, no dia 31/12. Nada disso entretanto justifica a agressão ao território iraniano e, o mundo condenou a ação agressiva e surpreendente de Trump. Certamente, o oriente, comandado pelo Irã, dará resposta à hostilidade do imprevisível do governo americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário