Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

SUPREMO ANULA PROCESSO CONTRA JUIZ

O juiz Rubens Roberto Rebello Casara impetrou Mandado de Segurança contra decisão do CNJ, porque instaurou revisão disciplinar, depois que o Tribunal de Justiça mandou arquivar apuração disciplinar contra o Impetrante. Houve choque de entendimentos entre o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e o Conselho Nacional de Justiça.

O ministro Ricardo Lewandowski concedeu a segurança para anular decisão proferida no Pedido de Providência que determinou a instauração de revisão disciplinar contra o Impetrante que participou de protestos contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O caso foi arquivado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, mas o CNJ abriu processo disciplinar, sob fundamento de que a Lei Orgânica da Magistratura proíbe atuação política de magistrados. 

O ministro Lewandowski, na decisão, diz que o Conselho Nacional de Justiça não é instância recursal e não pode ser utilizado para reformar decisão disciplinar. O Tribunal de Justiça do Rio não enquadrava a ação dos magistrados como atividade politico-partidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário