Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

O HOMEM VAI A MARTE, DIZ KELLY NO LIVRO “ENDURANCE”

O astronauta Scott Kelly, que já fez quatro viagens espaciais, com o recorde de mais tempo no espaço, 342 dias, dentre todos os astronautas americanos, escreveu o livro “Endurance: A Year in Space, A Lifetime of Discovery”, traduzido e já nas livrarias com o título “Endurance”, onde compartilha com o leitor, sobre seus voos espaciais com múltiplas perspectivas. É visível sua formação militar na descrição que oferece do espaço sideral. 

O autor mostra o isolamento no qual é obrigado a viver, na repercussão sobre a saúde do astronauta, na dificuldade que tem para assimilar a eventualidade de ter de ajudar algum familiar, como alias ocorreu com a notícia de que a esposa de seu irmão gêmeo, a deputada Gabrielli Giffords, tinha sido baleada. 

Scott expõe o que considera mais significativo, na caminhada no espaço, quando deixa a estação para fazer reparos ou para proceder a alguma exploração no exterior. Diz do perigo dessa trajetória, vez que poderá ser atingido por rochas espaciais, além da possibilidade de falha em algum equipamento. 

Scott Kelly diz de sua decepção com a poluição e com a diminuição das florestas, visíveis em dois momentos de suas viagens espaciais: em 1999, seu primeiro voo, e em outubro/2015, seu último e mais demorado voo. 

Kelly narra sua infância em Nova Jersey, sua determinação para abraçar a carreira de astronauta, além da certeza de que os Estados Unidos poderão desembarcar em Marte. 

Kelly mora em Houston, no Texas e foi piloto militar, astronauta e capitão da Marinha aposentado. 

Kelly não é um escritor profissional; ele enaltece os fenômenos da natureza, a exemplo do vento, que considera incrível ou da chuva que assegura ser um milagre; fala do quanto essas coisas representarão na sua vida. 

Salvador, 15 de dezembro de 2017.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário