Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

ELEIÇÕES NA CATALUNHA

As eleições para escolha do novo Parlamento da Catalunha, na Espanha, deverão acontecer hoje, quando 5.5 milhões de pessoas escolherão seus candidatos. Cabe, depois, ao Parlamento, apontar o novo governante da região. As eleições foram convocadas pelo premiê Mariano Rajoy, depois da intervenção, autorizada pelo Congresso espanhol, em 28 de outubro, oportunidade que o Executivo local foi destituído e o Parlamento dissolvido. 

Tudo isso ocorreu em função do desrespeito ao Tribunal Constitucional que proibiu a realização de plebiscito na região e o governo local, através do ex-chefe catalão, Carles Puigdemont, promoveu a consulta popular, cometendo o crime de rebelião, de conformidade com denúncia; depois da intervenção, Puigdemont fugiu para a Bélgica, para evitar sua prisão; seu vice, Oriol Junqueras, está preso preventivamente, assim como outros líderes do movimento catalão estão presos. 

Nas eleições de hoje, sete forças políticas disputam os votos, mas nenhum bloco obtém a maioria do Parlamento, 68 assentos no Parlamento dos 135, segundo pesquisas divulgadas no dia 15/12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário