Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

EDSON ALKMIM, HOMEM GENEROSO!

Quero, posso, devo tratar e dispensar, nesse BLOG, concentrado para a área jurídica, um espaço para homenagear um grande HOMEM, um cidadão singular, um amigo sincero e um educador, que deixa muitas boas lembranças na terra onde viveu: EDSON ALKMIM DA CUNHA.

A cidade de Santana, no Oeste da Bahia, dispensa tratamento especial a dois gandes líderes: Monsenhor Félix, na área educacional/espiritual e Edson Alkmim da Cunha, como politico e educador. O primeiro chegou no município, nos anos 1940, assim como o segundo que escolheu a nova morada. O destaque do padre deu-se na área educacional, enquanto o segundo sobressaiu-se no âmbito politico. Um e outro mostraram dotes nos ensinamentos da formação pessoal e profissional dos jovens, na compreensão e ajuda aos menos favorecidos.  

A cidade de Santana, as Filhas de Fátima, o futebol de Santana, os pobres do município de Santana, os paroquianos da Igreja de Sant’Ana, em Salvador, perdemos todos um homem humilde e bom, um politico sério, um professor competente. Muita gente, entre as quais a Irmã Roselita, da Congregação Filhas de Fátima, saiu de Santana, 800 quilômetros de Salvador, para rezar e acompanhar o sepultamento do religioso e caridoso homem público. 

O Senhor Edson foi político de grande envergadura em toda a região do Oeste da Bahia, evidenciado em todo o estado; convocado para auxiliar o governo Waldir Pires, ninguém entendeu quando esse homem, sério, competente e honesto, no final do ano administrativo, devolveu valores de sua pasta. É que não era comum esse procedimento, porquanto os homens públicos direcionavam sempre para gastar o que recebiam, sem se importar com o destino do dinheiro.
 
Edson foi professor do Educandário Diocesano Sant’Ana, onde ministrava Contabilidade e “Educação Física”. Era um profissional das contas e contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento da única indústria de algodão do Oeste da Bahia, nos anos 1950 e de uma indústria de torrefação de café. Como mestre de contabilidade, ministrava aulas práticas e mostrava-se bastante didático; como instrutor de “Educação Física”, tinha grande paciência com seus alunos e buscava o preparo físico de todos. Realçava no mestre Edson Alkmim da Cunha o sentimento de paternidade que demonstrava com os jovens.

O município deve muito a este homem que foi sepultado hoje, dia 12 de novembro, em Salvador, onde reside com a mulher e a maior parte dos 13 filhos e netos; o estádio que a cidade tem foi construído na sua administração; foi governante de Santana em três mandatos e sempre deixava o rastro de humanidade, de caridade e de compreensão com os mais necessitados.

Edson Alkmim era homem de paz e apesar de político nunca se indispôs com nenhum adversário; evidente que opositores desentendiam-se com o político, mas, se não todos, a grande maioria, voltava para o grande líder, amargurando o erro cometido em afastar-se de um homem afável, bondoso, compreensivo e profundamente religioso.

Edson Alkmim sempre esteve perto de uma esposa, que é a figura de uma santa, na terra: Irineia. Sem se adentrar pelo campo político tratava com amabilidade incomum os amigos políticos de seu marido. Senhora respeitada e prendada como professora e como mulher digna, fiel e companheira inseparável. Um mereceu o outro, mas não se sabe quem emoldurou quem, pois o que foi, possuía e a que fica possui religiosidade, caridade, bondade e compreensão singular.

O futebol de Santana já não tem o desportista Edson; a Congregação das Filhas de Fátima perde o devoto de Nossa Senhora de Fátima, que construiu a Igreja de Fátima; o município não esquecerá do prefeito sério, caridoso e humano; todos choramos a viagem sem volta desse homem. 

Chorei a morte do meu professor, do meu amigo, de um homem que nunca vi destratando seu semelhante; sinto, principalmente, porque, fora da cidade onde morreu, não pude acompanhar, como fizeram muitos dos seus amigos, a despedida para a morada eterna.

Este homem tem um lugar especial, onde estiver, pois soube plantar a semente da paz, do amor e do respeito ao próximo. 

Fecham-se as cortinas e desaparece um dos maiores homens do Oeste da Bahia!

Ilhéus, 12 de novembro de 2015.

Antonio Pessoa Cardoso.

Pessoa Cardoso Advogados.

2 comentários:

  1. Meu prezado Dr. Antonio, concordo com suas palavras. Tive o privilégio de conviver com ele, aqui em Salvador e também em Santana onde trabalhei por alguns anos no antigo BANEB. Fui também seu aluno de contabilidade no Educandário Diocesano Santana. Grande perda para a família, para a cidade e para os amigos.

    ResponderExcluir
  2. Meu prezado Dr. Antonio, concordo com suas palavras. Tive o privilégio de conviver com ele, aqui em Salvador e também em Santana onde trabalhei por alguns anos no antigo BANEB. Fui também seu aluno de contabilidade no Educandário Diocesano Santana. Grande perda para a família, para a cidade e para os amigos.

    ResponderExcluir