Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de abril de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (LIX)

REINO UNIDO ACUSA PUTIN 

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, divulgou hoje um vídeo, dirigido aos russos, no qual noticia as "atrocidades" praticadas pelas tropas russas na cidade ucraniana de Butcha, acusando Putin de ter cometido "crimes de guerra"; assegura que "não posso acreditar que ele esteja agindo em seu nome". Diz no vídeo: "O povo russo tem direito à verdade, vocês têm direito aos fatos". Johnson fala do "assassinato de crianças" e do "estupro de mulheres". O primeiro-ministro ainda informa que o Kremlin esconde as imagens "chocantes" e "repugnantes".  

RÚSSIA CONTINUA ATACANDO

A Ucrânia acusou hoje as forças russas de promover 54 ataques da Rússia, em 24 horas, à cidade de Kharkiv e imediações; usaram artilharia, morteiro, canhões de tanques, lança-foguetes do tipo MLRS e  foram contabilizados seis mortos e oito feridos, segundo divulgou o chefe da Administração Militar de Kharkiv, Oleh Synyehubov, no Telegram. Os ataques dos russos atingiram os distritos de Saltivka, Pyatykhatky, Oleksiyivka, Kholodna Hora, Derhachi, Barvinkove e Chuhuiv. Os ucranianos continuam resistindo heroicamente às agressões dos carniceiros. Os russos deixaram as regiões de Kiev e Sumy e direcionaram para as regiões de Donetsk e Lugansk, autoproclamadas repúblicas independentes, reconhecidas somente pela Rússia.

ESTADOS UNIDOS PROIBIRÁ INVESTIMENTO NA RÚSSIA

Os Estados Unidos, em combinação com a União Europeia e o G7 aplicarão novas sanções contra a Rússia, a exemplo da proibição de "qualquer novo investimento" no país. Outras medidas serão aplicadas contra instituições financeiras e empresas públicas na Rússia, alem de sanções a funcionários do governo russo e seus familiares. As informações são de que essas novas punições "causariam danos econômicos imediatos agudos" à Rússia. A União Europeia promete deixar de comprar o carvão russo e fechar os portos europeus aos navios russos.  

LULA: GUERRA SERIA RESOLVIDA COM CERVEJA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, como seu concorrente, Jair Bolsonaro, nunca condenaram a invasão da Rússia contra a Ucrânia, saiu com esta: "Tem que avisar para o Putin, avisar para o presidente da Ucrânia, avisar para o Putin, parem com essa guerra. A quem interessa essa guerra? A razão para essa guerra, por tudo que eu escuto, por tudo que eu leio, seria resolvida aqui no Brasil numa mesa tomando cerveja... Se não na primeira cerveja, na segunda". Quem não gostou foi a ex-embaixatriz ucraniana, Fabiana Tronenko, que classificou, nas redes sociais, como desrespeitosa a manifestação de Lula. Escreveu a embaixatriz: "Que desrespeito do ex-presidente Lula com o povo ucraniano e com todos os esforços do Presidente Zelensky! Liberdade, democracia e vidas não se resolver em uma mesa de bar".

Salvador, 5 de abril de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados. 

   



Nenhum comentário:

Postar um comentário