Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (LII)

UCRÂNIA ATACA A RÚSSIA

A Ucrânia passou a atacar o território russo; hoje, foi bombardeado um depósito de combustível na região de Belgord, 40 quilômetros da fronteira com a Ucrânia, através de dois helicópteros, deixando dois feridos, sem mortes, tornando a primeira reação no território do inimigo. O governador Vyacheslav Gladkov declarou que os ucranianos usaram um Mi-24, cruzando a fronteira em baixa altitude e definindo o certeiro ataque. Declarou o governador: "O incêndio no depósito de petróleo ocorreu como resultado de um ataque aéreo de dois helicópteros das forças armadas da Ucrânia, que entraram no território da Rússia em baixa altitude".   

NEGOCIAÇÕES DA GUERRA

O presidente Volodymyr Zelensky não confia nas afirmações de Putin sobre suspensão de ataques nesta ou naquela cidade ucraniana; todavia, os governadores de Kiev e Chernihiv confirmaram o recuo das tropas invasoras, apesar de não descartarem os ataques aéreos. Zelensky prevê novos agressões dos carniceiros no sul do país, inclusive sobre a castigada Mariupol, apesar do acordo para retirada de civis. Essa cidade é estratégica, pela sua situação geográfica, entre a Crimeia, anexada pela Rússia, e as regiões de Donetsk e Lugansk, onde Putin tem o apoio dos separatistas. O chanceler russo, Serguei Lavrov, considerou avanços na última reunião dos negociadores, mas o impasse continua e a guerra permanece destruindo o país e matando inocentes. 

RÚSSIA USA TROPAS DA GEÓRGIA

Serviços de inteligência britânicos afirmam que os russos estão transferindo tropas da Geórgia para ajudar na guerra da Ucrânia; serão direcionados para a guerra entre 1.200 a 2.000 soldados dessas tropas, divididos em "três batalhões táticos". A medida presta-se para compensar o grande número de russos mortos em batalha. Além disso, os russos estão buscando mercenários na Suiça e em outros países da região.

TRAIDORES NA UCRÂNIA

O presidente Volodimyr Zelensky demitiu dois altos funcionários do serviço de segurança nacional da Ucrânia, suspeitos de traição. Trata-se do chefe-geral da segurança interna e do comandante da filial da agência na região de Kherson. Disse Zelensly: "Não tenho tempo para lidar com todos os traidores, mas eles serão gradualmente punidos".

CHINA TEME SANÇÕES

A China teme eventuais sanções dos Estados Unidos, porque considera as medidas adotadas contra a Rússia como desproporcionais; assim, é mostrada a liderança americana nas finanças e comércio internacional. A China tem levado vantagem com sua neutralidade, consistente em aproveitar na compra do petróleo por preços melhores, na saída de Visa e Mastercard da Rússia e na entrada do chinês Unior Pay. Todavia, os Estados Unidos e os membros do G7 prometem sanções contra quem ajudar a Rússia, havendo possibilidade de punição à China. Empresas e bancos chineses temem fazer negociações com russos, receando pelas sanções. Grande parte das empresas chinesas estão optando por manter silêncio, porque a preocupação com a diminuição de suas atividades comerciais e industriais é muito grande. 

ESTADOS UNIDOS ACUSAM RÚSSIA DE USAR IGREJA

Segundo um oficial do governo dos Estados Unidos, as tropas russas estão usando uma igreja, situada em área residencial, como base para ataque a Kiev. 

CHERMOBYL SOB CUIDADOS

O diretor-geral da IEAE, Rafael Grossi, afirmou hoje que  a missão que esteve na região de Chermobyl, face à movimentação e aos ataques russos na região, assegurou que os níveis de radiação na usina estão "razoavelmente normais". Assegurou que o aumento da radiação deveu-se à poeira levantada, quando os veículos militares russos deixaram o local. Suspeita-se que soldados russos, que entraram na zona de exclusão, na quinta-feira, tenham sido contaminados, porque sem proteção específica. 

Salvador, 1º de abril de 2022.

                                                                            Antonio Pessoa Cardoso
                                                                            Pessoa Cardoso Advogados. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário