Pesquisar este blog

domingo, 9 de janeiro de 2022

PARENTES DE MINISTROS E DESEMBARGADORES SÃO ELEITOS PARA AS OABs

Um terço dos membros das diretorias das 27 OABs, eleitas no final do ano passado, são parentes ou guardam vínculos com famílias tradicionais do Judiciário, de conformidade com levantamento promovido pelo jornal Estado de São Paulo. Entre os conselheiros federais e presidentes das seccionais, em oito chapas há parentes de desembargadores e ministros, sendo que mais da metade desses magistrados têm assentos nas Cortes, pelo quinto constitucional.

No Ceará, o advogado Caio Rocha, eleito conselheiro federal, é filho do ex-ministro do STJ, Cesar Asfor Rocha, este originado do quinto constitucional e que também foi conselheiro da OAB; tanto o pai quanto o filho foram denunciados pela prática dos crimes de peculato e exploração de prestígio no STJ. A denúncia foi anulada pelo STF e transferida para a Lava Jato do Rio, onde deverá ser reiniciada, e que, certamente, será arquivada por prescrição.

No Amapá, o advogado Otávio de Noronha é filho do ministro João Otávio de Noronha, ex-ministro do STJ para onde foi conduzido pelo quinto constitucional, e o "Tavinho" foi eleito conselheiro federal suplente e poderá ser ministro do novo Tribunal Regional Federal, sediado em Minas Gerais, onde ele advoga. 
No Rio de Janeiro, o advogado Paulo Cesar Salomão Filho, escolhido pelo OAB local, é sobrinho do ministro do STJ, Luis Felipe Salomão. 
No Amazonas, o advogado Jean Cleuter Simões, eleito presidente da OAB/AM, é sobrinho do desembargador João Simões. 
No Rio Grande do Sul, a advogada Greice Fonseca Stocker, eleita presidente da OAB/RS, é filha do desembargador Gelson Stocker, este membro do Tribunal pelo quinto constitucional. 
No Espírito Santo, o advogado José Rizk Filho é eleito presidente da OAB local e é filho do desembargador recém aposentado, José Carlos Rizk, do Tribunal Regional do Trabalho. 
Na Paraíba, a advogada Michelle Ramalho, sobrinha do desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior, foi eleita conselheira federal. 
No Distrito Federal, o advogado Francisco Queiroz Caput Neto, eleito conselheiro federal, é irmão do ministro Guilherme Caputo Bastos do Tribunal Superior do Trabalho. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário