Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de abril de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (LXXI)

"PUTIN ESCOLHEU ROUBAR MUITO" 

Vladimir Putin usa a guerra para continuar roubando, segundo diz o banqueiro William Browder que era o maior investidor na Rússia, com o Hermitage Fund, mas tornou-se persona non grata, depois que denunciou a roubalheira generalizada no país. No jornal New York Times, ele declarou: "Putin é um ditador. Um dos grande benefícios da ditadura é que ele pode roubar quanto dinheiro quiser. E ele escolheu roubar muito". Adiante: "O objetivo dessa guerra é que ele tinha medo de ser derrubado. E a melhor maneira de fazer isso é com que todos se unam em torno do líder". Finaliza:  "Então, ou ele acaba conquistando a Ucrânia e depois ataca os países bálticos para nos desafiar na OTAN, ou é derrotado pela Ucrânia e o povo russo o derruba". Diz mais que os oligarcas não podem reagir a Putin, porque "qualquer oligarca que fizesse isso seria imediatamente preso e morto".   

GANHADOR DA BOLA DE OURO ESTÁ NA GUERRA

O ganhador da Bola de Ouro, Igor Belanov, em "ano de Maradona", está na guerra na Ucrânia. Ele recebeu o prêmio em 1986, quando jogava pelo Dínamo de Kiev e na seleção da antiga União Soviética. Nesse ano, seu time sagrou-se campão pela Recopa. Belanov, com 61 anos, nasceu em Odessa, na Ucrânia e é membro da Associação Ucraniana de Futebol; a entidade publicou: "Incrível coragem e espírito de luta inesgotável. Tudo isso e muito mais caracterizam nossos combatentes das Forças Armadas. Paz para a Ucrânia e glória a todos os que se opõem aos ocupantes que descaradamente vieram destruir a nossa terra e o nosso povo livre e heróico. Acreditamos na vitória. Glória à Ucrânia!".   

RÚSSIA USA ARMAS QUÍMICAS

O regimento Azov, unidade da Guarda Nacional da Ucrânia, acusou hoje a Rússia de ter usado, segunda-feira, armas químicas contra militares e civis ucranianos. Eles jogaram a substância venenosa de origem desconhecida através de um veículo aéreo não tripulado. O regimento publicou no Telegram: "Há cerca de uma hora, as forças de ocupação russas usaram uma substância venenosa de origem desconhecida contra militares e civis ucranianos na cidade de Mariupol, que foi lançada a partir de um veículo aéreo não tripulado do inimigo. As vítimas revelaram sintomas de insuficiência respiratória. As consequências do uso desta substância desconhecida estão a ser estudadas".   

PORTUGAL AJUDA UCRÂNIA

Portugal deverá enviar para Ucrânia 99 toneladas de material médico e militar. A ministra da Defesa, Helena Carreiras, assegurou "a solidariedade e o apoio de Portugal à resistência dos ucranianos contra a agressão da Rússia". O ministro Gomes Cravinho, dos Negócios Estrangeiros, disse que o país "tem uma necessidade urgente" de mais apoio militar, "seja defensivo, seja ofensivo". Sobre as sanções aplicadas à Rússia, esclareceu que "digo infelizmente porque isto resulta diretamente da posição da Rússia. A Rússia continua a agredir, continua a cometer atrocidades, infelizmente, e, portanto, a tendência é para se aumentarem as sanções e não para se atenuarem".    

"SOLDADOS RUSSOS ME ESTUPRARAM E MATARAM MEU MARIDO"

A BBC constatou a veracidade da informação de uma mulher, 50 anos, em um bairro rural, 70 km de Kiev. Ela informou que no dia 7 de março estava com o marido, quando um soldado estrangeiro entrou na casa. Declarou a mulher: "Com uma arma, ele me levou para uma casa próxima. E me ordenou: Tire sua roupa ou eu atiro em você. Ele continuou ameaçando me matar se eu não fizesse o que ele falava. Então ele começou a me estuprar". Prosseguiu: "enquanto ele estava me estuprando, mais quatro soldados entraram. Achei que era meu fim. Mas ele a levaram embora. Nunca mais o vi". No retorno à casa, a mulher encontrou o marido baleado no abdômen, quando ele tentou acompanhar a esposa; dois dias depois morreu sem assistência médica, porque não podiam locomover face aos bombardeios. Outras histórias semelhantes a esta são narradas pela reportagem da BBC.

Salvador, 12 de abril de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.

   

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário