Pesquisar este blog

domingo, 10 de abril de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (LXVIII)

TROCA DE PRESOS

A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, anunciou ontem a terceira troca de prisioneiros com a Rússia. Foram liberados 12 soldados e 14 civis ucranianos, sem, entretanto, noticiar o número dos russos soltos. Na primeira troca, acontecida em 24 de março, envolveu 10 militares russos e 10 militares ucranianos. 

MULHER É VIOLADA DURANTE UMA SEMANA

Vira, uma amiga de uma mulher, que foi violentada durante uma semana por um soldado russo, conta que o carniceiro concluiu sua barbaridade matando a mãe da vítima, porque a filha negou-se em fugir com o soldado. Vira narrou as cenas horrorosas no seu perfil no Facebook e documentado num site de guerra "War in Ukraine". Lyuba vivia com sua mãe, porque não conseguiram sair da Ucrânia, depois da invasão, face a condição da mãe e anciã, gravemente ferida. Um dia três soldados invadiram a casa e levaram toda a comida que tinha, sendo que um deles permaneceu na casa e foi o autor do estupro, durante uma semana. O soldado queria levar Lyuba para Moscou, mas, como ela negou sair, o soldado disparou e matou a mãe de Lyuba.

UCRÂNIA PROÍBE IMPORTAÇÕES RUSSAS

A ministra da Economia da Ucrânia, Yulia Svyrydenko, anunciou a suspensão de todos os acordos comerciais com a Rússia. Declarou a ministra nas redes sociais: "hoje anunciamos oficialmente um encerramento completo do comércio de mercadoria com o estado agressor. A partir de agora, nenhum produto da Federação Russa poderá ser importado para o território do nosso Estado. Tal passo da Ucrânia pode servir de exemplo aos nossos parceiros ocidentais e estimulá-los a reforçar as sanções contra a Rússia, incluindo a implementação do embargo energético e o isolamento de todos os bancos russos".  

OS RASTROS DOS RUSSOS

Mal foi descoberto o verdadeiro massacre em Butcha e em alguns distritos, na Ucrânia, aparece nova vala comum, na região de Kiev, onde os russos jogavam os corpos das pessoas que eles matavam friamente. A presidente da comunidade de Dmitrov, Taras Didych, declarou que os serviços locais estão restabelecendo o fornecimento de eletricidade e de gás, além de remover os destroços. A novidade foi a descoberta de uma vala comum, perto da cidade de Buzova, na região de Kiev, neste domingo. Disse Taras Didych: "Encontramos mais mortos numa vala, civis, perto de uma bomba de gasolina de Buzova". 

A procuradora-geral da Ucrânia, Irina Venediktova, informou hoje, domingo, que foram encontrados 1.222 corpos em cidades próximas a Kiev, após a retirada dos russos da região. Assegurou que foram abertas 5.600 investigações por crimes de guerra. 

BERLUSCONI "DECEPCIONADO"

O ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, que se confessa ter sido amigo de Putin, afirmou: "Sempre o achei um homem de paz". Em uma reunião pública, em Roma, ontem, declarou "não posso e também não quero esconder que estou profundamente decepcionado com o comportamento de Vladimir Putin, que assumiu uma responsabilidade muito séria perante todo o mundo. Conheço-o há 20 anos e ele sempre me pareceu um democrata e um homem de paz. Perante o horror dos massacres de civis em Bucha e em outras localidades, verdadeiros crimes de guerra, a Rússia não pode negar as suas responsabilidades".  

UCRÂNIA ENFRENTARÁ RÚSSIA NO LESTE

A Ucrânia assegura que está pronta para enfrentar o exército de carniceiros da Rússia, no leste do país, para onde Putin direcionou toda a armada russa. Os russos querem tomar as regiões separatistas, principalmente de Lugansk e Donetsk. O conselheiro do gabinete presidencial, Mykhailo Podolyak declarou hoje que "a Ucrânia tem de vencê-las, inclusive em Donbas. Quando isso acontecer, a Ucrânia terá uma posição mais forte nas negociações, o que permitirá ditar certas condições". 

RÚSSIA BUSCA MILITARES DISPENSADOS DESDE 2012

Boletim militar da inteligência do Reino Unido afirmou hoje que as Forças Armadas russas estão convocando militares, que deixaram o serviço no ano de 2012. Informa-se ainda que a retirada do norte da Ucrânia mostra o número desproporcional de não combatentes mortos após deixarem a região de Kiev.  

Salvador, 10 de agosto de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
  Pessoa Cardoso Advogados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário