Pesquisar este blog

sábado, 13 de fevereiro de 2021

OS FÓRUNS NÃO PODEM CONTINUAR FECHADOS

A pandemia do coronavírus atacou o mundo desde inicio do ano passado, causando a morte de mais de 2,3 milhões de pessoas e sérios transtornos na vida do cidadão, das empresas e de todos os segmentos da comunidade. O estado de calamidade pública provocou providências adotadas pelos governadores, prefeitos, tribunais, resultando no fechamento de quase todos os serviços, inclusive  dos fóruns e tribunais. O comércio, shoppings, lojas fecharam suas portas, os transportes pararam, porque não se podia viajar; os entretenimentos como cinemas, festas, jogos nos estádios suspenderam suas operações; as crianças e os jovens não tiveram mais aulas presenciais, os fieis passaram sem seus cultos, os tribunais só se movimentaram pelo trabalho remoto.

Com as medidas protetivas, como máscara e a proibição de aglomerações, mais recentemente as vacinas, aos poucos as atividades são retomadas com as cautelas recomendadas pelas autoridades sanitárias. Os shoppings e o comércio em geral já funcionam, os deslocamentos aéreo e terrestre voltaram a acontecer, os cinemas começam a ser reabertos; os estádios abriram para os jogos, mesmo com ausência de torcedores; as escolas ou reabriram ou fixaram data para iniciar as aulas; os fiéis estão autorizados a frequentar as igrejas; as delegacias estão abertas, os cartórios extrajudiciais funcionam. O Executivo não paralisou suas atividades e o Legislativo retoma com as sessões presenciais. Os tribunais permanecem quase como no início, apenas com a presença de pouquíssimos servidores; tudo está sendo feito através do trabalho remoto e já é hora da realização de alguns expedientes.

As entidades representativas dos advogados reclamam pelo funcionamento presencial do Judiciario, assim como o acesso dos advogados aos magistrados, que resistem em atendê-los. Na Bahia, a OAB requereu providências ao CNJ e iniciou movimento com protestos e outras ações contra o cenário de verdadeira interdição dos fóruns. Os advogados apresentam o exemplo da comarca de Inhambupe, com as atividades presenciais e o teletrabalho, sem nenhum dano à saúde. O vírus é mortal, mas os fóruns não podem continuar lacrados, sem audiências e outras ações, com observância das recomendações sanitárias. O trabalho dos juízes, promotores, defensores, advogados e serventuários é essencial e, portanto, algo tem de ser feito. As audiências, as sessões podem ser realizadas, o recebimento dos advogados nos gabinetes é possível, bastando a adoção das cautelas recomendadas. A continuidade do cenário atual não pode perdurar, pois se o magistrado, o advogado, o promotor, o defensor, o servidor podem viajar e passear, manter contatos com as pessoas nos hotéis e nos passeios, evidente que não haverá dano algum à saúde se os gabinetes funcionarem, se as audiências forem retomadas, porquanto serão obedecidas todas as orientações sanitárias. 

Salvador, 12 de fevereiro de 2021.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.       

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário