Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de abril de 2020

HONG KONG, EXEMPLO NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

Admirável Hong Kong
O coronavírus matou na China mais de 3 mil pessoas, apesar do rígido controle no isolamento social. Os governos de Taiwan, Singapura e Hong Kong, vizinhos da China, seguiram outro caminho sem usar as regras drásticas do governo chinês, na quarentena. E deu certo. Nessas regiões, a preferência foi pelo uso da tecnologia com medidas imediatas para evitar a proliferação.

Hong Kong, que registrou o primeiro caso de coronavírus, em final de janeiro, inovou e não procedeu da mesma forma que Taiwan e Singapura, considerando principalmente o fato de ser uma região especial administrativa da China, dividindo fronteira com o território chinês. A principal providência de Hong Kong consistiu em fechar a fronteira com a China, em 11 dos 14 pontos da entrada terrestre e suspender os serviços de trem, ônibus e balsa para a China. Houve protestos contra a demora de Carrie Lam em fechar as fronteiras e a população a tem como pró-Pequim. A notícia é do The New York Times.

Outras providências foram tomadas: qualquer viajante, originado da China, seria obrigado a entrar em quarentena por 14 dias. Mais uma medida foi sobre a comunicação local pelas autoridades da saúde de todas as pessoas que tiveram exames positivos, possibilitando o rastreamento de contatos dos contaminados, dois dias antes dos sintomas.

Essa conduta provocou significativa queda de entrada de chineses em Hong Kong, no percentual de 57%, em apenas um dia, na informação da chefe do governo, Carrie Lam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário