Pesquisar este blog

domingo, 26 de abril de 2020

ARÁBIA SAUDITA ABOLE AÇOITAMENTO

A Arábia Saudita é uma monarquia absoluta islâmica e possui a segunda maior reserva de petróleo do mundo, sendo a maior exportadora do "ouro negro" e no país vivem 34.813.867 habitantes.

O sistema da Justiça Penal da Arábia Saudita ainda contém penas como açoitamento e morte; depois de muitas críticas de organismos internacionais, a Suprema Corte decidiu somente agora que os tribunais do país não poderão mais aplicar a pena de “açoitamento como uma possível punição". Definiu-se que as decisões anteriores serão substituídas por prisão e multas. O açoitamento era aplicado dentre outros aos seguintes crimes: homicídio, violação à “ordem pública" e relações extraconjugais.

Dentre os julgamentos a açoitamento, destaca-se um blogueiro, o saudita Raif Badawi, condenado em 2014 a 1.000 chicotadas, mais 10 anos de prisão, por "insultar” o Islã. O blogueiro era defensor intransigente da liberdade de expressão. Mas no país ainda vigora a pena de morte e somente no ano de 2019 foram mortas 184 pessoas, número não anotado em qualquer outro país do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário