Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de maio de 2018

LEIS INCONSTITUCIONAIS

O STF julgou inconstitucionais várias leis dos estados no ano de 2017. O principal erro e que causou maior número de julgamentos pela inconstitucionalidade, cometido pelos legisladores, situa-se na invasão da competência. Levantamento promovido pelo Anuário da Justiça mostra que 69 leis foram questionadas em 69 ações diretas de inconstitucionalidade, ADIs julgadas no ano passado. 

O maior número de inconstitucionalidade foi sobre a a necessidade de autorização da Assembleia Legislativa dos estados para o Judiciário processar o governador. O STF julgou inconstitucionais todas as leis das 12 Constituições estaduais. Outro tema bastante tratado nas ADIs foi sobre o uso do amianto; a Corte assegurou que os estados podem proibir a comercialização de amianto em seu território. 

O Estado do Rio de Janeiro foi a unidade que mais teve ADIs; oito leis e um decreto foram julgados inconstitucionais. A União teve cinco leis retiradas do ordenamento jurídico. Ao todo foram questionadas leis de 21 estados e de um município. Na Bahia, duas leis foram julgadas inconstitucionais.

Havia ADIs que tramitavam no STF desde o ano de 1990. Mais de 100 ADIs foram extintas, sem julgamento do mérito, porque prejudicadas ou não foram conhecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário