Pesquisar este blog

domingo, 20 de maio de 2018

TRIO QUE GOVERNOU, EM 2002, NA CADEIA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci e o ex-chefe da Casa Civil completam o quadro de principal liderança que governou o Brasil, em 2002, no primeiro governo Lula, e que estão na cadeia. Dirceu permaneceu por três anos na Casa Civil e o mensalão precipitou a cassação de seu mandato de deputado federal, a condenação e a saída do governo. Dirceu foi apenado em 30 anos por envolvimento no esquema de corrupção da Petrobrás.

Palocci saiu do mensalão sem nenhum processo, mas posteriormente, em 2006, deixou o governo pela denúncia de quebra do sigilo bancário de um caseiro que afirmou sobre sua presença em reuniões com lobistas. Voltou no governo de Dilma, na condição de chefe da Casa Civil, mas não ficou mais de cinco meses, afastado por denúncias de enriquecimento ilícito. Palocci foi preso em setembro/ 2016, alcançado por duas ações penais por corrupção na Petrobrás. Em delação premiada, Palocci acusa o ex-presidente Lula e o empresário Emílio Odebrecht.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva livrou-se do mensalão, mas foi apanhado na Lava Jato e condenado em 1ª instância a 9 anos e 6 meses de prisão; recorreu e a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, aumentou a pena aplicada pelo juiz Sérgio Moro, fixando-a em 12 anos e 1 mês de prisão, pela prática dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro. O ex-presidente está preso, em Curitiba, desde o dia 7 de abril/2018. Foi o primeiro ex-presidente da República a ser condenado por corrupção e preso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário