Pesquisar este blog

sábado, 19 de maio de 2018

CARROS DO FUTURO

A maioria das montadoras trabalha para, em futuro bem próximo, apresentar os carros autônomos e mais adiante os carros voadores. Empresas de tecnologia, como Google e Apple, fazem pesquisas para desenvolvimento dos carros sem motoristas. Já existem modelos que fazem a baliza sozinhos, mas a circulação nas ruas e estradas desses veículos pode demorar mais alguns anos.

Alguns recursos vão sendo incorporados nos atuais veículos: a ultrapassagem assistida, sensores de distância e frenagem automática que asseguram distância segura entre os carros. 

O Aspark Owl, o supercarro apresentado no Salão do Automóvel, é totalmente elétrico, usa bateria e supercapacitores e é o mais rápido do mundo, acelerando de 0 a 100 km/h em 2 segundos. A carcaça desse carro é de fibra de carbono e pesa somente 5ks; todo o caro pesa 850kg, metado do peso do Lamborghini Aventador. O Owl terá velocidade máxima de 280 km/h, bastante alta, considerando ser elétrico. 

O LSEV, modelo da Polymaker, reduz o número de peças de 2 mil para 57 componentes plásticos; vidros, motor, pneus e assentos não sofrerão mudanças. Ademais, o carro pesará somente 450 ks. e o preço gerará em torno de R$ 32 mil. 

No futuro, os carros trarão no para-brisa informações sobre o trânsito, além de dados sobre as condições do veículo. A empresa suíça WayRay, no CES 2018, exibiu o Navion, no qual consta no para-brisa uma câmera, que oferece localização e outras informações, a exemplo de aceleração, distância até o endereço cadastrado. 

A inteligência artificial será outro componente no carro do futuro e assume a responsabilidade pela conectividade dos carros, com entretenimentos e outros benefícios. A Volkswagem Virtus será o primeiro carro com inteligência artificial a ser vendido no Brasil. Tudo deverá ser controlado pelo computador de bordo. 

Teremos o carro sob comando de voz que trafegará por caminhos, evitando engarrafamentos e mantendo a temperatura agradável. O combustível poderá ser obtido simplesmente ao jogar lixo no tanque que processará e transformará o lixo em combustível. Esses carros serão capazes de desamassar a lataria sozinhos. Os carros do futuro serão elétricos, usarão a energia solar ou a bateria ou híbridos, com bateria e um motor a combustão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário