Pesquisar este blog

sábado, 30 de maio de 2020

BOLSONARO TEME INQUÉRITO DAS FAKE NEWS

O presidente Jair Bolsonaro, deflagrou, na quinta feira, verdadeira guerra contra o Poder Judiciário, representado pelo STF, e tudo se deve aos inquéritos acerca das notícias falsas, que mostram erros cometidos pelo próprio presidente, por seus filhos e por seus apoiadores. A apreensão deve-se às apreensões de computadores, celulares, quebra de sigilo bancário e fiscal para apuração da disseminação de boatos contra o STF, a exemplo de ameaças de morte para os ministros, ou xingamentos inaceitáveis. 

Depois desse fato, Bolsonaro, bastante nervoso , teme pelas consequências das apurações, principalmente contra seus filhos; declarou o presidente: "Ontem foi o último dia. Eu peço a Deus que ilumine as poucas pessoas que ousam se julgar melhor e mais poderosos que os outros que se coloquem no seu devido lugar, que nós respeitamos”. Finalizou com a expressão, incompatível com o cargo e merecedora de censura: “Acabou porra”.

Para incendiar o ambiente e parece que combinado com o pai, o deputado Eduardo Bolsonaro afirma que “uma ruptura institucional não é uma opinião de se, mas de quando”; a fervura do caldeirão, foi antecedida pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, quando declarou que eventual apreensão do celular do presidente poderá implicar em “consequências imprevisíveis" para a “estabilidade nacional". 

Nas redes sociais chega ao ponto de invocar uma “intervenção militar pontual", sustentado em entrevista de um jurista que se baseia no art. 142 da Constituição para justificar intervenção das Forças Armadas.

É isolado o pronunciamento do jurista e não serve de base para permitir que as Forças Armadas assumam, como força autônoma, a condição de defensora da Constituição; essa função é do Poder Judiciário. O STF e o próprio Congresso Nacional têm sido contemplativos com o presidente, porquanto as sucessivas manifestações para seus apoiadores implicam em incitamento de golpe, classificado como crime de responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário