Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

BERLUSCONI VOLTA

Sílvio Berlusconi, que chefiou o governo da Itália por três vezes, nos últimos 20 anos, foi apeado do poder após condenação por fraude fiscal e impedido de exercer cargo público até 2019; nas eleições do próximo dia 4 de março, ele tenta voltar com seu partido, Força Itália, aliado com a Liga Norte e com Irmãos da Itália, partidos de extrema direita, um dos quais de origem fascista. 

Pesquisas realizadas no dia 23/2, último dia permitido, mostrou que o grupo de Berlusconi desponta com 16,8% dos votos, a Liga Norte, com 13,2% e os Irmãos da Itália com 4,7%, perfazendo o total de quase 38%. O concorrente mais próximo dos aliados de Berlusconi é o comediante Beppe Grillo, do Movimento 5 Estrelas, com 27,8% dos votos, e Matteo Salvini, do Partido Democrático, centro esquerda com 14,0%. 

Berlusconi é empresário do ramo de comunicação; foi envolvido em escândalos sexuais, além da condenação por fraude fiscal; cumpriu pena de serviços comunitários e foi expulso do Senado. Os três líderes tem sentimentos xenófobos. Eles falam em deportar 600 mil imigrantes. O lema “Itália para os italianos”, lembram bem o presidente Donald Trump.

Nenhum comentário:

Postar um comentário