Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

PROTESTO CONTRA ELEIÇÕES DE HONDURAS

As eleições em Honduras foram acompanhadas por uma missão internacional de observadores da União Europeia, do Parlamento Europeu, da OEA, da União Interamericana de Organizações Eleitorais, além de ex-presidentes da América Latina e Espanha. 

As pesquisas de boca de urna indicam que o presidente atual Juan Orlando Hernández, que derrubou o presidente Manuel Zelaya, oito anos atrás, deverá ser reeleito para mais um mandato; interessante é que deu-se o golpe, porque Zelaya queria tentar a reeleição; a Constituição do país não aceita a reeleição, mas o Judiciário local permitiu que o presidente Juan Orlando Henández pleiteasse mais quatro anos, na administração de Honduras. A mulher do candidato Luis Zelaya liderou um movimentou contra a fraude nas eleições e conseguiu uma multidão às ruas. 

Honduras é o pais que registra a maior taxa de homicídio do mundo, com 86,5 assassinatos por cada 100 mil habitantes, principalmente em função do narcotráfico. Os candidatos derrotados não reconhecem o resultado e prometem questionar no Supremo Tribunal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário