Pesquisar este blog

sábado, 18 de novembro de 2017

ELEIÇÕES NO CHILE

No domingo, 19/11, haverá eleições no Chile, quando serão escolhidos o novo presidente da República para governar o país entre 2018/2021, além de 155 deputados, 23 senadores de um total de 50, e 278 conselheiros regionais. 

Desde as eleições de 1993, que elegeu Eduardo Frei, não tinha tantos candidatos. Para suceder a atual presidente Bachelet, são oito candidatos: 

a senadora Carolina Goic, pelo PDC, um dos partidos mais tradicionais do país; 
o deputado José Antonio Kast, deixou o partido União Democrática Independente e lançou-se representando grupos ultraconservadores; 
Sebastián Piñera Echenique, pela coalizão direitista “Chile Vamos”, favorito nas pesquisas e que, se eleito, governará o país pela segunda vez, porquanto Michelle Bachelet lhe sucedeu, em 2014; 
o senador e jornalista Alejandro Guillier é apoiado por vários partidos e apresentado pelo Partido pela Democracia; 
a radialista Beatriz Sánchez sustenta-se na Democracia Cristã e uma Frente Ampla; 
Marco Enriquez-Ominami é cineasta e concorre pela terceira vez, pelo Partido Progressista; 
o professor Eduardo Artés é líder da juventude comunista e apresenta-se como candidato do partido de extema-esquerda União Patriótica;
e o senador Alejandro Navarro, ex-socialista é defensor do governo de Nicolás Maduro, da Venezuela. 

As pesquisas apontam Piñera com 32,8%, seguido pelo senador Alejandro Guillier com 13,8% e a jornalista Beatriz Sánchez com 7%.

O censo do Serviço Eleitoral mostra que o Chile tem 14.308.131 eleitores habilitados a votar, mais 39.129 chilenos que moram no exterior e também estão habilitados; se nenhum dos candidatos obtiverem 50% dos votos, haverá o segundo turno no dia 17/12 entre os dois mais votados. 

Há dois candidatos governistas: Alejandro Guillier e Carolina Goic; o empresariado apoia Piñera e culpam Michelle Bachelet pela lentidão do crescimento de um país que é o maior exportador de cobre do mundo. 

Salvador, 18 de novembro de 2017.

Antonio Pessoa Cardoso.
Pessoa Cardoso Advogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário