Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2016

PRESIDENTE AFASTADO

O Conselho Nacional de Justiça afastou, no dia 28/6, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, des. Washington Damasceno Freitas por usar o cargo para influenciar o sistema político local, fazer parte de esquema fraudulento na distribuição de merenda escolar e beneficiar sua família. Foram apreciados seis processos, sendo que em três destes foi decidida pela abertura de processo administrativo disciplinar, além de afastamento da presidência e da jurisdição. 

Os procedimentos contra o desembargador deram-se inicialmente com representação criminal ao procurador-geral de Justiça de Alagoas. O presidente Damasceno atuou para proteger o prefeito do município de Joaquim Damasceno, Antonio de Araújo Barros, objetivando apoio político para seu irmão, Inácio Loiola Damasceno Freitas, deputado estadual. 

A ministra Nancy Andrighi disse que Damasceno é “a autoridade mais demandada na Corregedoria e sobre ele pesam graves denúncias, usando abusivamente do poder para favorecer grupo politico. Damasceno está envolvido também em esquema de distribuição da merenda escolar no estado, além de favorecimento ao seu ex-genro, prefeito de Marechal Deodoro. A ministra informou que o presidente afastado, antes de ingressar no Tribunal de Justiça, foi deputado estadual em Alagoas. 

O desembargador continuará recebendo seu salário e só terá a suspensão das vantagens como uso do gabinete do carro oficial. A filha do presidente, Melina Freitas, ex-prefeita do município de Piranhas, responde a 400 crimes contra a administração pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário