Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de março de 2021

MINISTRO QUER TRANSFORMAR HERÓI EM VILÃO!

Celebrado como herói pela coragem, enfrentamento e julgamento de um pelotão de meliantes entre  empresários e políticos, Sergio Moro sofre agora o ódio dos criminosos e de alguns ministros do STF, principalmente Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli. O ex-ministro da Justiça cometeu o crime de "democratizar a prisão", retirando o monopólio de hospedagem somente dos pretos, putas e pobres; transformou o ambiente para receber todos os criminosos, sem se importar com a cor, o poder ou o dinheiro. Não se intimidou com o uso das conduções coercitivas, da quebra do sigilo bancário e fiscal, da exposição pública, medidas censuradas por Gilmar, porque entende adequadas somente para serem usadas contra os pobres, nunca contra os engravatados. Os ministros deleitaram-se com a tentativa de demolição do herói do povo brasileiro, apresentando, em pleno julgamento, mensagens ilícitas, roubadas por hackers e tecendo comentários desairosos e inadequados a um profissional da Justiça. O processo de suspeição de Moro, depois de anos guardado no gabinete do ministro Mendes, que ficou na tocaia até acontecer a aposentadoria do ministro Celso de Mello, porque temia ser contrariado com seu voto; encontrou um novo ministro, facilmente controlável, após busca incessante juntamente com o presidente Jair Bolsonaro, capaz de alimentar a pretensão de afastar Moro dos julgamentos contra os amigos empresários e políticos.

As sentenças proferidas por Moro não foram isoladas, pois desembargadores e ministros, ou seja, colegiados, chegaram à mesma conclusão, encontrando os mesmos elementos, com robustas provas para condenar o ex-presidente, que propaga agora ter sido vítima da maior injustiça, comungando com o que diz  seu defensor, ministro Gilmar Mendes. Qual o crime do ex-magistrado? Julgou, condenou e colocou na cadeia os maiores corruptos do país, encabeçados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que quase esvazia os cofres da Petrobras, distribuindo dinheiro para seus companheiros e seus familiares. A Operação Lava Jato obteve admiração de todo o mundo, porque estancou a sangria dos cofres públicos e colocou na cadeia o responsável maior pelo banditismo no erário público. Os ministros, declaradamente contra a Lava Jato, não perdoaram o trabalho de Moro, daí a execração pública à qual submetem o ex-juiz.

Por acaso, o ministro Gilmar Mendes já se insurgiu contra as invasões pela polícia das casas dos pobres, já se pronunciou contra os homicídios praticados contra pessoas indefesas, inclusive crianças? O ministro demonstrou desconforto com a posição independente de Moro, porque movimentou processos, condenou e prendeu amigos de Gilmar, Lewandowski e Toffoli; enfim, os ministros querem transformar o herói em vilão, depois de toda a história de combate ao crime.

Salvador, 15 de março de 2021.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário