Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

TRUMP COMANDA ARRUACEIROS

As cenas visualizadas ontem, no Capitólio, nos Estados Unidos, são chocantes e inusitadas. É de se indagar, como um país considerado o mais democrata do mundo aceita tamanha patifaria? E tudo provocado e insuflado pelo atual presidente da República, responsável pelo grande tumulto social criado. Realmente, estamos vivendo tempos difíceis e a democracia, no mundo, sofre severo arranhão. Mas o pior de todo o cenário é deixar ficar como está, sabendo-se que o vice-presidente, que proclamou o resultado, e de conformidade com a vigésima-quinta Emenda, ainda pode convocar o gabinete e afastar o presidente do cargo, impedindo a continuidade de um louco, mais duas semanas, na presidência. Além dos danos materiais, com a invasão e destruição, ocorreram quatro mortes e alguns feridos. A imprensa americana sempre noticiou que Trump é um despreparado, mentiroso e sem o mínimo de ética e moral para comandar o país; mas o povo colocou Trump na cadeira presidencial e, agora, boa parte dos americanos atendem à sua convocação para praticar atos de selvageria.

Qual a origem de tudo isto? Afirmação, e só afirmação, de um homem, que por acaso, exerce o cargo mais elevado da República, e alega fraude na eleição de novembro, provocando a maior confusão no país. Nem mesmo seu partido, através de governadores e parlamentares ratificam seu questionamento, pois sem nenhuma prova. Mas, o imbróglio não passa só por aí, mas atinge também os órgãos de segurança. Não se concebe que a guarda nacional só seja convocada para impedir a depredação no final e quando os arruaceiros já estavam destruindo as Casas legislativas. A televisão mostra a luta travada entre os baderneiros e a polícia no interior do Capitólio. É indagação que reclama apuração de responsabilidade, porquanto já se sabia da convocação de Trump para seus apoiadores rumarem para o Capitólio, e a polícia inicialmente  ficou limitada somente aos homens da segurança do próprio Congresso. 

Antes da reunião dos senadores e deputados, Trump pressionou juízes, governadores, inclusive o da Geórgia, pressionou o vice-presidente, Mike Pence, pressionou o líder do Partido Republicano, senador MitchMcConnel, visando adulterar o resultado da eleição. Todos negaram a aderir às acusações de Trump de que houve fraude. O momento foi tão inusitado que o presidente eleito Biden foi à televisão e pediu ao presidente Trump para ir "à Tv agora para encerrar estes atos de ocupação. Não é protesto, é insurreição". Só depois da destruição, o presidente manda seus apoiadores recuarem, mas o definhamento já tinha acontecido. Posar, depois de tudo isto, para dizer que a transição vai ser ordeira não conserta o dano causado à democracia. O presidente nem contemplou a mudança dos eleitores da Geórgia, que, mais uma vez, votaram contra os candidatos do presidente e elegeram os dois senadores democratas, entregando o comando do Senado ao partido de Biden.   

Enfim, Trump só não saiu vitorioso no pretenso golpe, porque não contou com os militares, mas plantou o caminho para o definhamento da democracia no mundo!  

Salvador, 07 de janeiro de 2021.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário