Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

ENFIM, TRUMP DEIXA A CASA BRANCA

A democracia americana atravessou período de incerteza e bastante conturbado com a chefia da nação por um presidente sem preparo, sem ética, mentiroso e sem o mínimo de senso de humanidade, principalmente pelos maus tratos dispensados às crianças de imigrantes afastadas dos pais e, muitas delas, até hoje sem notícia dos genitores. Donald Trump manchou o respeito que o mundo depositava na democracia americana. Nem nas repúblicas latino americanas foram registradas cenas tão deprimentes como as apresentadas no governo que, a contragosto, deixou a Casa Branca ontem, prometendo voltar "de alguma forma". Antes de retornar, Trump enfrentará o processo de impeachment, no Senado, já aprovado pela Câmara dos Representantes. O mundo ficou estarrecido com os últimos acontecimentos, ocorridos desde a vitória de Joe Biden nas eleições de novembro. Trump serviu-se de um grupo de advogados, sem o mínimo de respeito à instituição que representam, para, sem comprovação alguma, questionar os resultados proclamados do pleito. Os defensores de Trump poderão perder a licença para advogar, "por mover ações frívolas". Todos eles, inclusive Giuliani, que não recebeu os honorários cobrados a Trump, deverão responder por incitação à insurreição nos Estados Unidos.

O novo governante americano ocupou o primeiro dia na Casa Branca desfazendo alguns atos de isolacionismo, consistente no desleixo com o meio ambiente, com a construção de muro, na fronteira mexicana, e com desobediência aos preceitos sanitários, diante da covid-19, causando sérios danos à saúde do povo, porque nega importância à ciência. O presidente americano retirou o país do Tratado de Paris, que se ocupa do clima no mundo, abandonou a Organização Mundial da Saúde, que cuida do bem-estar do povo em todo o planeta. No campo da saúde, o presidente posicionou-se a favor da aglomeração de pessoas, da abertura do comércio, não usou máscara para a sua e a proteção de seus seguidores; dificultou o trabalho dos médicos, quando se propôs até mesmo a receitar medicamentos, sem a mínima comprovação de resultados, para curar a pandemia do coronavírus. Em face de todo esse relaxamento, o país já registrou mais de 400 mil mortes. Os Estados Unidos saíram chamuscados pelo indecentes princípios adotados por Trump e pelos males causados à saúde do povo.   

O pior do governo de Donald Trump foi a péssima lição transmitida para muitos líderes mundiais, inclusive do Brasil. O mundo vive nestes últimos anos de populismo exacerbado, com estragos aos princípios democráticos, no qual alguns governantes preocupam-se mais em agradar aos governados com cenas, antes desempenhadas por palhaços; desleixam-se de suas atribuições constitucionais para enveredar por caminhos tortuosos, ferindo inclusive as leis do país. Fogem de princípios éticos, destratam a imprensa, enxovalham as  instituições, participando inclusive de atos que ferem a democracia e não zelam da saúde do povo.    

Salvador, 21 de janeiro de 2021.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário