Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

UM INTELECTUAL NA PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL

Desembargador Lourival Trindade
O Tribunal de Justiça da Bahia ganha na sua direção, para os próximos dois anos, um intelectual; trata-se do desembargador Lourival Almeida Trindade, possuidor de qualidades inerentes ao magistrado e muito mais, a exemplo do intelecto aguçado, do português apurado, da seriedade e honestidade nunca questionadas. O intelectual sabe usar o raciocínio e adentra nas ideias para elevar o social e o coletivo; é voltado para a leitura e demonstra vivo interesse pela cultura e pela literatura; não se acomoda em conhecer somente o ramo do direito e é inteligente o suficiente para comandar. 

O marxismo emprestou nova forma para o termo e o filósofo italiano, Antonio Gramsci, define-o: “não se refere, como costumamos fazer, a certos indivíduos particularmente dotados, distantes da massa, que normalmente são filósofos, artistas, literatos ou cientistas". Assegura que a palavra deve ser entendida pela sua base histórica e seu meio social. O intelectual sabe aceitar e até buscar a opinião alheia. Dentro desse entendimento, há juízes que não deveriam ser juízes. 

O novo presidente do Tribunal preocupa-se com o bom falar, com a correta linguagem nas suas manifestações e nos seus votos no Plenário da Corte; certamente emprestará suas qualificações para restaurar o prestígio e o conceito danificados do Tribunal de Justiça da Bahia. Ninguém melhor do que ele para impor seriedade e respeito à Corte. A honestidade e a seriedade não deveriam ser traços diferenciadores do juiz, porquanto são qualificações sem as quais não se é juiz; são atributos naturais do homem que escolhe a profissão de julgar seus semelhantes. 

Trindade diplomou-se pela Universidade Federal da Bahia, em 1973; assumiu o cargo de desembargador em 2008; dirigiu o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, no período de 2014/16; recebeu na Assembleia Legislativa do Estado, em sessão especial, a Comenda 2 de Julho; foi aprovado em primeiro lugar, em concurso público para professor da UESB, e fez mestrado pela Universidade Autônoma de Assunção, no Paraguai, além de doutorado pela Universidade do Museu Argentino. É autor de alguns livros e artigos publicados nas revistas especializadas. É assim um intelectual preparado. 

O atual presidente do Tribunal, empossado hoje, vem do interior, um lugar denominado Água Quente, que pertence ao pequeno município de Érico Cardoso; advogou em toda a região, Livramento, Paramirim e chegou, em 1979, a Oliveira dos Brejinhos, onde o autor deste trabalho era juiz; ali nasceu a admiração para aquele advogado que se mostrava profundo conhecedor do direito e do português. Suas peças cuidadosamente redigidas encantaram o magistrado e professor de português, que se mostrou interesse em conhecê-lo. Aí nasceu a espontânea admiração pelo prendado homem das letras. 

Trindade, antes de chegar ao Tribunal, destacou-se não só na advocacia, mas também como vitorioso empresário, na iniciativa privada. 

É certo que não faltará ao novo presidente trabalho e compreensão para melhorar a distribuição de justiça, o "pão do povo”, na mensagem de Bertold Brecht, em todo o Estado da Bahia; não deixará os servidores da Justiça desamparados, no mundo da amargura, carregando os pesados fardos que já não suportam, porque o tempo passa e tornam-se cada vez mais anteparos dos males do Judiciário. Os servidores da Justiça merecem, como sempre dissemos, nas visitas às comarcas, na condição de corregedor, merecem indulgência e não punição, apoio e não abandono, pois é grande o desequilíbrio entre processos e pessoal, fator impeditivo de cumprimento das metas que se busca, por vezes, priorizando as cifras e descuidando de quem está atrás dos números. 

Nós acreditamos no desembargador Lourival Trindade e que Deus o proteja! 

Salvador, 3 de fevereiro de 2020. 

Antônio Pessoa Cardoso 
Pessoa Cardoso Advogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário