Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

PT PEDE REGISTRO DE LULA

O PT desafiou as regras estipuladas na Lei da Ficha Limpa e pediu o registro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como candidato à presidência da República; Fernando Haddad foi indicado para a vice-presidência. Interessante é que na documentação apresentada não se anexou certidão negativa de antecedentes criminais de Lula, mas juntou-se a certidão unicamente referente ao Estado de São Paulo. O PT nada mencionou sobre a condenação de Lula a 12 anos e 1 mês de prisão, pela prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. 

A impugnação da candidatura de Lula acontecerá após a publicação do edital com os nomes dos candidatos. Poderá haver indeferimento de ofício do registro do nome do ex-presidente. Se houver impugnação, o relator levará o processo para o Plenário do TSE, onde os sete ministros decidirão; os advogados de Lula certamente recorrerão do indeferimento e o TSE, seguido do STF manifestarão sobre o registro. A decisão deverá acontecer antes do início do horário eleitoral, porquanto os ministros estão empenhados em evitar o uso abusivo da Justiça para fins eleitoreiros. 

Os advogados de Lula estão certos que ele participará dos programas do horário eleitoral, mas esta é matéria que também os ministros deverão definir. Aliás, a juíza Carolina Lebbos, de Curitiba, já negou pretensão de Lula ser entrevistado na cela que ocupa na Polícia Federal. 

Lula e toda a sua equipe sabe que a candidatura não resistirá, pois a lei é muito clara e alguns ministros já até anteciparam seu entendimento sobre o assunto, no sentido de que o cidadão, condenado em 2ª instância, não pode apresentar-se como candidato a qualquer cargo político. Certamente, o PT não alcançará o objetivo programado, porquanto desde o debate na Rede Bandeirantes, no qual não apareceu nenhum candidato do PT, muitos eleitores já não acreditam na artimanha preparada por Lula. Ademais, a Procuradoria e os ministros empenham-se em evitar o engodo arquitetado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário