Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

BUENOS AIRES DEPOIS DAS ELEIÇÕES

Nesta segunda feira, 23/10, nem parece que, ontem, domingo, houve uma queda de braço entre o presidente Maurício Marcri, através de seu candidato ao Senado, Esteban Bullrich, e a ex-presidente Cristina Kertner, que também disputava uma cadeira. Falava-se em competição acirrada, mas, na verdade, o presidente Macri consolidou sua liderança e deixou a ex-presidente sem condições para assumir, com vigor, o controle da oposição.

Macri obteve vitória nas cinco maiores províncias da Argentina e em 13 das 23 províncias do país. Cristina conteve-se com o segundo lugar, em Buenos Aires, e acomodou-se com a segunda colocação, que lhe possibilita assumir uma cadeira de senadora e obter a imunidade parlamentar, nos crimes de corrupção que é acusada. O presidente com seus aliados conquistaram força suficiente para proceder com a reforma trabalhista, fiscal e política. 

O ex-presidente Carlos Menem, 87 anos, renovou na cadeira de senador pela província de La Rioja. Júlio Martinez, vinculado ao presidente Macri, saiu com melhor votação, na terra de Menem, mas como são duas vagas, os dois serão senadores. Também o ex-presidente ganhou imunidade da condenação que já lhe foi imposta.

Colhe-se a tristeza do argentino pelos 12 anos perdidos com a família Kertner, na liderança do país, mas acredita-se na recuperação do país, com a nova liderança de Maurício Macri. 

Enfim, apesar de a eleição não ser eletrônica, não se vê em Buenos Aires o clima de um significativo pleito eleitoral, transcorrido no domingo, sem conturbação alguma. Parece até que, em Buenos Aires, não houve pleito eleitoral, tamanha a tranquilidade do dia seguinte. 

Amanhã, certamente, teremos notícias do Judiciario no país. 

Buenos Aires, 23 de outubro de 2018.

Antonio Pessoa Cardoso.
Pessoa Cardoso Advogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário