Pesquisar este blog

sábado, 9 de setembro de 2017

TERREMOTO NO MÉXICO

O terremoto que atingiu o México, no dia 7/09, deixou quase 60 mortos e 200 feridos, além de destruição de prédios. No país registra a maior atividade sísmica do mundo e já aconteceram mais de 40 grandes terremotos, nos últimos cem anos. O grau na escala Richter chegou a 8,4 e tornou-se o tremor mais forte do país em um século. O estado de Chiapas, no sul do país, decretou estado de emergência e o Pacífico registrou ondas de até quatro metros de altura. 

O terremoto deixou 45 mortos no estado de Oaxaca, 10 em Chiapas e 3 em Tabasco. As autoridades asseguram que esse fenômeno foi mais devastador do que o registrado em 1985, quando o terremoto deixou mais de 10 mil mortos. Nessa quinta feira, a cidade do México, com mais de 40 milhões de habitantes, não teve registro de maiores problemas, seja pelo tremor ter ocorrido no sul, seja pelo preparo da capital com construções preparadas para terremotos. 

O terremoto mais violento do mundo atingiu o Chile, com o registro de 9,5 na escala Richter, em maio de 1960. Naquela ocasião, a cidade de Valdívia foi destruída; o tremor foi seguindo de um maremoto, com ondas de até 10 metros de altura e mais de 2 mil pessoas morrera. 

Na quinta feira, o terremoto atingiu também a Guatemala com 7,7 graus na escala Richter, mas sem mortes, apesar de danos com destruição de casas e estradas e o corte de energia no oeste do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário