Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

DONALD TRUMP SAI DA PRESIDÊNCIA "NA MARRA"

O presidente Donald Trump mentalizou sua continuidade na Casa Branca por ao menos oito anos e continua acreditando em algum fenômeno para permanecer como presidente dos Estados Unidos, apesar de ter iniciada a transição. Aliás, ele tentou todo tipo de falcatrua para manter-se no cargo, buscando desta forma evitar os processos cíveis e criminais que terá pela frente, após a saída da Casa Branca. Não se encontra explicação para o procedimento do presidente, incentivando seus apoiadores para protestos, seus advogados para questionar o inquestionável e colocando-os no ridículo. O presidente foi ao ponto de tentar convencer os delegados para não depositarem o voto no presidente eleito Joe Biden, mas neste ponto, a democracia americana foi mais forte. Trump brigou com republicanos a exemplo do ex-senador John McCain, que morreu em 2018, duramente atacado, quando a família declarou voto para Joe Biden. A baixeza do presidente chegou ao ponto de declarar, após a morte de McCain: "Joe Biden era o capanga de McCain".   

A eleição de novembro/2020 mostra a fragilidade, em alguns pontos, da democracia do mais poderoso país do mundo. A apuração dos votos foi o maior fracasso; o americano ainda usa o voto de cédulas e apura, em boa parte dos estados, através da contagem manual. É inacreditável, mas a verdade foi mostrada pela lerdeza na proclamação do resultado. Creio que o voto pelo correio, diferentemente do que pregou o presidente Donald Trump, é um avanço, principalmente neste tempo de coronavírus. Ademais, as pessoas idosas, doentes e outras podem exercer o direito de escolher seus governantes sem sair de casa. Interessante é que Trump censurou o voto pelo correio, mas, na eleição de 2016, elegeu-se com votos pelo correio. É o cume da incoerência e da ignorância, mas originada de Trump não surpreende, pois, segundo um dos seus assessores é o presidente que governa por instinto.

A ambição e a raiva do presidente, quando persegue um objetivo é lendária. Sem dúvida, teve sucesso na vida empresarial, mas enfrentou vários pedidos de falência, além de sonegações fiscais e outras irregularidades cometidas. Trump, na Casa Branca, nestes quatro anos, "causou muitos estragos nos Estados Unidos", como bem disse o ex-presidente Obama, pregou a política de isolamento, de racismo, de violência contra os imigrantes; ele se engabela para elogiar a si próprio e desprestigia seus assessores, por qualquer problema; recentemente, com o avanço do índice Dow Jones, diz que suas políticas promoveu este sucesso da bolsa de valores, quando os entendidos do mercado atribuem o crescimento dos números no Dow Jones à transição do governo para Joe Biden, que começou a caminhar, quando se temia trauma nesta mudança. É inquestionável os dotes de conhecimentos do mercado pelo presidente, e conseguiu transportar esta percepção para a atividade política em vários momentos, não de executivo na direção da coisa pública, mas no sentido de derrubar seus adversários republicanos. Plantou sua candidatura para representar o Partido Republicano e, apesar das insurgências de alguns republicanos, conseguiu como um trator ser candidato do Partido e presidente do país. 

Salvador, 03 de dezembro de 2020.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.
Todo o conteúdo do Portal Novo Extra está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. É proibida a cópia/reprodução deste material em qualquer meio de comunicação sem a devida autorização. Se deseja compartilhar, utilize os meios fornecidos no Portal Novo Extra.

Todo o conteúdo do Portal Novo Extra está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. É proibida a cópia/reprodução deste material em qualquer meio de comunicação sem a devida autorização. Se deseja compartilhar, utilize os meios fornecidos no Portal Novo Extra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário