Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de novembro de 2019

MINISTRO SUSPENDE NOMEAÇÃO DE APROVADOS

O ministro Dias Toffoli, atendendo a pedido do Estado do Amazonas, suspendeu decisão do Tribunal de Justiça do Estado que havia determinado a permanência de mais de 800 candidatos aprovados em concurso público, no curso de formação para o Subcomando de Ponto Atendimento e Resgate, SUBPAR, órgão vinculado ao Corpo de Bombeiros. Os candidatos reclamaram a nomeação, porque direito líquido e certo. 

No Mandado de Segurança, o Estado questiona a determinação de nomeação dos aprovados, sob o fundamento de que o SUBPAR não será mais implementado, porque a lei que criou o órgão foi declarada inconstitucional pelo Tribunal do Estado. Dessa forma, a contratação causaria grave risco de lesão à ordem pública, porque não há os cargos. 

O ministro diz que existem excepcionalidades no dever de a administração pública contratar concursados dentro do número de vagas. Afirmou que a extinção do SUBPAR torna desnecessária a contratação de pessoal e a situação tornou-se imprevisível, caracterizando fato superveniente e excepcional. Diz Toffoli que não pode privilegiar o interesse privado para nomeá-los em cargos que não mais existem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário