Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

MINISTRO BLOQUEIA VALORES NA FAROESTE

O ministro Og Fernandes, do STJ, deferiu medida cautelar, no âmbito de um inquérito, requerida pela Procuradoria-geral da República e determinou o bloqueio de R$ 581 milhões, na Operação FAROESTE, deflagrada ontem, na Bahia. As investigações buscam apurar venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia e já causou o afastamento de cinco magistrados. A Polícia Federal atuou nas cidades de Salvador, Barreiras, Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, na Bahia e em Brasília. 

O Ministério Público constatou corrupção, envolvendo magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Bahia, advogados e produtores rurais na grilagem de 360 mil hectares de terras do oeste. Foram afastados desembargadores, inclusive o presidente e a 2ª vice-presidente do Tribunal, mandados de prisão de advogados, busca em gabinetes, fóruns, escritórios de advocacia, empresas e nas residências dos investigados. 

A Procuradoria anotou que o grupo movimentou valores bastante altos, utilizando "laranjas" e empresas para dissimular as vantagens obtidas ilicitamente.

Desde ontem, a presidência do Tribunal passou ao desembargador Augusto de Lima Bispo e os desembargadores afastados ficaram impedidos de ter acesso às dependências do Tribunal, comunicar com funcionários, nem utilizar serviços do tribunal, a exemplo dos carros, ou de equipamentos, como celulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário