Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de junho de 2018

OS PODRES DA DITADURA

Depois da revelação de que o então presidente, Ernesto Geisel, permitiu o assassinato de brasileiros que lutavam contra a ditadura, originada de órgãos dos Estados Unidos, surge outra revelação bombástica da Inglatera, sobre os anos dos militares no poder. O governo do Reino Unido revela que os governantes da ditadura de 1964 adquiriram duas fragatas, que são navios de escolta, fabricadas na Inglaterra, nos anos de 1970. Em 1978, o governo britânico ofereceu-se para investigar o superfaturamento na compra de equipamentos para fabricação das fragatas e dispôs-se a pagar a indenização de 500 mil libras, hoje 3 milhões de libras, ou seja, R$ 15 milhões.

O governo brasileiro rejeitou a indenização e não autorizou a investigação. Essas ocorrências deram-se nos governos dos generais Emílio Garrastazu Médice, 1969/1974 e Ernesto Geisel, 1974/1979 e estão anotados em documentos diplomáticos, com 139 páginas de registros históricos. A situação permaneceu inalterada e o governo britânico surpreendeu-se com a reação dos brasileiros que deixaram de receber a indenização gigantesca somente para ajudar na descoberta da corrupção ocorrida com a compra das fragatas. 

Em um desses documentos está escrito: "Os brasileiros claramente desejaram manter o assunto de forma discreta”. E mais adiante: “É evidente que eles não gostariam que mandássemos um time de investigadores e não iriam colaboar com um, se ele fosse. O embaixador concluiu que o risco de sérias dificuldades com as autoridades brasileiras, o que poderia ser levantado por uma investigação, não deve ser assumido”.

Essa matéria foi publicada na Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário