Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

JUÍZES FAZEM ATO DE DESAGRAVO A BRETAS

A Associação dos Juízes Federais do Brasil e a Associação dos Juízes do Rio de Janeiro e do Espírito Santos, além de políticos e procuradores fizeram ontem, na sede da Justiça Federal do Rio de Janeiro, um ato de apoio ao juiz Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no Rio. O protesto ocorreu, principalmente, porque o ministro Gilmar Mendes desrespeitou o magistrado, quando afirmou que se isso prevalecesse o “rabo abana o cachorro”.

Gilmar Mendes concedeu Habeas Corpus aos empresários Jacob Barata Filho e Lélis Teixeira, no dia 17/08; horas depois, Bretas expediu novo mandado de prisão preventiva, em função de fatos novos, mas o ministro mandou, pela segunda vez, soltar os empresários, acusados de movimentação de propinas no valor de R$ 260 milhões. Um terceiro pedido de prisão aconteceu, face a ameaça de morte de um dos empresários contra um cidadão, mas o juiz remeteu toda a papelada para o ministro, que devolveu, através de ofício. 

O Procurador-geral da República ingressou com suspeição do ministro, sob o fundamento de que ele foi padrinho de casamento da filha do empresário e  um advogado de Mendes atua no processo que envolve os empresários além de o escritório, onde trabalha a esposa do ministro, prestar serviços para os empresários. 

Fato semelhante já tinha ocorrido com a liberdade concedida a Eike Batista, mas o ministro continua desafiando aos magistrados; dois dias atrás, resolveu liberar um empresário, preso após a condenação por um colegiado, e assegurou que a detenção só deve acontecer depois da manifestação da 3ª entrância, em colisão com o que já foi definido pela maioria dos ministros do STF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário