Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de abril de 2015

O CIDADÃO É CONTRA O EXAME DA ORDEM

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, apresentou um Projeto de Lei n. 2.154/11, objetivando acabar com o exame da Ordem para o bacharel que recebeu o diploma poder trabalhar, como advogado. Na justificativa do Projeto, Cunha diz que a exigência do exame é uma “avaliação das universidades de uma carreira, com poder de veto”. Tramita na Câmara outro Projeto de Lei de n. 2.154 que trata do mesmo assunto. 

A Ordem dos Advogados do Brasil está bastante preocupada com o andamento do Projeto, porque a arrecadação com o exame é de R$ 80 milhões, anualmente, e responsável pela reprovação de 100 mil candidatos, dada a dificuldade, denominada de “pegadinha” das questões nas provas.

A Câmara dos Deputados quer saber o que pensa o cidadão sobre essa excrescência direcionada somente para o bacharel em Direito, vez que o médico, o engenheiro e outros profissionais podem exercer a profissão assim que recebem o diploma. Com essa intenção foi criado, desde fevereiro, um site, onde se pode votar sobre a extinção ou a manutenção do exame da Ordem. Até hoje, 14/4, foram contabilizados 153.291 votos, dos quais 100.135, ou seja, 64/98%, favorável à extinção do exame e 53.166 votos, 34,65%, pela manutenção do exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário