Pesquisar este blog

sábado, 9 de janeiro de 2021

COLUNA DA SEMANA

O PROBLEMA VAI PIORAR

O presidente Jair Bolsonaro declarou, após a invasão do Capitólio, nos Estados Unidos, por arruaceiros, convocados por Trump, que "se não tiver voto impresso em 2022, vamos ter problema pior que os EUA". A análise desta afirmativa do presidente demonstra, inequivocamente, a deflagração de um autogolpe, originado de uma mente despreparada para o cargo que ocupa; o "mito", que continua, inexplicavelmente, tendo apoio de boa parte dos brasileiros, volta-se para preparar o terreno para 2022. Tomemos, como exemplo, o que aconteceu nos Estados Unidos: o presidente Donald Trump, também afeito a publicar mensagens destemperadas, absurdas e mentirosas, foi punido pela direção das redes sociais com a suspensão de sua conta, sob o fundamento de "risco de incitação à violência" no país. Ele convidou seus apoiadores para protestos no Capitólio, mas as autoridades não acreditaram nas consequências do encontro e não se prepararam para impedir as mortes e destruições na Casa Legislativa americana. Tudo aconteceu, porque Trump persiste na afirmativa de fraude na eleição, sem comprovar nada e depois de ter perdido todos os recursos possíveis na Justiça, junto aos governadores e parlamentares. Restou-lhe apelar para a insurreição e deu-se mal.  

No Brasil, Bolsonaro levanta suspeitas do processo eleitoral com antecedência de dois anos; e vejam, questiona o processo eleitoral no qual ele foi eleito. É, no mínimo, inexplicável tamanha incoerência. Mas, o correto é que as autoridades brasileiras adotem as cautelas necessárias para evitar a repetição das arruaças, ocorridas nos Estados Unidos. Os passos trilhados pelo presidente americano é sempre copiado pelo presidente brasileiro, ainda mais quando ele vai à imprensa para declarar que "vamos ter problema pior que os EUA". Trump, levianamente, distorceu os fatos e continua culpando sua derrota nas urnas à fraude que não se comprovou; ja o presidente brasileiro, antes mesmo de 2022, prega "problema pior que os EUA", evidentemente, se ele não for reeleito, como se espera. Terá muito tempo para preparar e criar maiores problemas do que se deu nos Estados Unidos. Aliás, um dos seus filhos, Eduardo, esteve com a família Trump, neste período de conturbação, e pode-se imaginar que a viagem prestou-se para saber como proceder em motim semelhante que já se prepara de agora para 2022. 

Imaginem o que quer o "mito": voltar a  eleição ao sistema anterior, ou seja, imprimir no papel a votação. O salto que o Brasil deu no sistema eleitoral foi muito grande e é admirado em todo o mundo, mas há ainda quem reclama voltar ao uso do papel. Esta declaração insistente  de Bolsonaro não merece atenção nenhuma. Afinal, nosso presidente destaca-se pelo atraso, quando desprestigia a ciência em busca da cura da covid-19, quando desobedece aos governos com a aparição em público sem o uso da máscara, quando prega efeitos colaterais para a vacinação e quando faz propaganda de medicamentos como se fosse um  garoto-propaganda. Afinal, a meta de Bolsonaro é dividir o "bolo" com a família e trabalhar, visando sua continuidade no Planalto. Não é à toa que vai às padarias, às praias, sempre em busca de aplausos e, deixando sua principal atividade, que é governar.     

Guarajuba/Camaçari, 08 de janeiro de 2021.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário