Pesquisar este blog

domingo, 3 de fevereiro de 2019

RENAN É DEFENESTRADO DA PRESIDÊNCIA

A eleição para a mesa diretora do Senado Federal, instalada na sexta feira, prosseguiu ontem e registrou-se a maior baixaria, iniciada com a conduta reprovável, sob todos os aspectos, da senadora Kátia Abreu; ela foi à mesa, sentou-se ao lado do presidente, sem ser da mesa diretora, avançou e tomou as anotações sobre a votação de 50 a favor e 2 contra o voto aberto. O tumulto terminou por suspender a sessão de ontem. 

O senador Renan Calheiros aproveitou e ingressou com medida judicial, pela meia noite, e por volta das 3.00 hs da madrugada, o presidente Dias Toffoli, que pregou o respeito ao funcionamento do Congresso, sem interferência do Judiciário, anulou a decisão de voto aberto, apesar da significativa diferença de votos. 

A baixaria prosseguiu ontem e constatou-se fraude, porque foram contados 82 cédulas para 81 senadores. O presidente da mesa, senador José Maranhão, seguidor de Renan, rasgou os dois votos fraudulentos e colocou no bolso. 

Finalmente, depois de todo tipo de artimanha, sentindo os novos tempos e a derrota, Renan deixou o tablado e a sessão prosseguiu sem a sua presença. Por volta das 19.00 horas foi proclamado o resultado: eleito o senador Davi Alcolumbre com 42 votos. 

Na sexta feira, a Câmara dos Deputados, sem o tumulto do Senado, realizou a sessão e, como se esperava, foi reeleito, em primeiro turno, o deputado Rodrigo Maia, presidente para o próximo biênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário