Pesquisar este blog

domingo, 9 de julho de 2017

PROTESTOS NO G-20

O G-20, que reúne os líderes das 20 principais economias industrializadas e emergentes do mundo, terminou ontem, 8/7, em Hamburgo, na Alemanha. No evento foram discutidos temas como o livre comércio, mudança climática e segurança. A chanceler Angela Merkel mostrou-se satisfeita, porque todos os países ratificaram o Acordo de Paris, com exceção dos Estados Unidos. Merkel disse que ficou “muito clara a diferença entre o que os Estados Unidos querem e o que os outros países querem”. Outro posicionamento isolado de Trump foi no tema do livre comércio, quando se defendeu a rejeição ao protecionismo, política econômica do presidente americano.

Os protestos foram além do que se imaginava e a polícia mobilizou quase 20 mil agentes para controlar mais de 12 pessoas que protestaram por acordos globais mais justos e melhor distribuição das riquezas. Os manifestantes, pelos alto-falantes, cantava músicas de hip hop com letras contra “a autoridade” e contra o “capitalismo. O evento provocou choques com a polícia com prisões e mais de 200 policiais feridos.

O presidente Donald Trump ficou isolado, 19 contra 1, diante do seu rompimento com o Acordo de Paris, movimento que luta contra o aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário