Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de abril de 2025

PROFESSORES EM GREVE

Em ato na manhã de hoje, terça-feira, pais e alunos das escolas municipais reuniram-se em em frente à Câmara Municipal, no centro de São Paulo, dando apoio à greve dos professores. Cartazes portados por alunos continham mensagens: "respeite a minha professora"; "Nunes inimigo da educação" e "tire a mão da minha escola. Os familiares dos alunos movimentam-se para que os vereadores votem contra o projeto do prefeito Ricardo Nunes, que fixou o aumento para os servidores municipais em apenas 2,6%. O projeto foi aprovado em primeira votação na quarta-feira, 23, mas precisa da segunda votação para vigorar. O projeto estabelece novo aumento de 2,55% a partir de maio/2025, extensivo para os servidores com aumento de 5,2%, parcelado em duas vezes. Estão no movimento do pais famílias de 20 escolas municipais, além de professores, que já estão em greve. Os pais dos alunos alegam que a participação deve-se à ameaça de punição do prefeito contra os servidores.

Os servidores pedem 12,9% de reajuste linear para todo o funcionalismo municipal; reclamam a elevação do piso de todos os profissionais da educação, através da incorporação dos valores à carreira, além do fim da contribuição previdenciária de 14%. Buscam também melhores condições de trabalho com a contratação de mais profissionais, visando atuação com as crianças com deficiência nas escolas e mais funcionários de limpeza. Os professores manifestam contra a proposta do prefeito de privatizar a gestão de escolas municipais. O prefeito declarou: "A gente não vai permitir que essas pessoas utilizem de ações políticas partidárias para conturbar o processo pedagógico. Estamos monitorando para fazer a punição daqueles que utilizarem desse tipo de recurso contra a educação, contra as crianças". A Prefeitura ingressou com pedido de instalação de dissídio coletivo, visando considerar a greve abusiva, mas o desembargador relator atendeu parte para recomendar a garantia de ao menos 70% nas atividades.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário