Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de maio de 2018

SONDA A CAMINHO DE MARTE

Já está a caminho de Marte a sonda InSight, lançada no sábado pela Nasa, que deverá pousar em Marte, em novembro, com a função de fazer um checkup. Dentro desse encargo situa-se a medição do transporte de calor do interior para a superfície, os potenciais terremotos no planeta e medir a oscilação dos polos marcianos em sua órbita ao redor do Sol.

Marte tem 4.5 bilhões de anos e será a primeira vez que se busca compreender a estrutura no seu interior. O diâmetro do planeta é pouco mais da metade da Terra, 6.800 km, contra 12.750 km. Os cientistas asseguram que no primeiro bilhão de anos, Marte teve muita semelhança com a Terra, porque contava com oceanos, mares, rios e lagos.

Em 2008, a Phoenix, módulo de pouso, possibilitou a descida no polo Norte de Marte. Apesar disso, a InSight, que partirá não da Flórida, mas da Califórnia, na Base Vandenberg, será direcionada para a região colada ao equador marciano, e é uma nave mais pesada e com maior velocidade. O foguete Atlas V-401 levará o InSight e duas pequenas espaçonaves de demonstração tecnológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário